Eu preservo, eu cuido...
“ “Eu aprendi que temos que cuidar mais o local que colocamos o lixo, que temos que separar cada tipo de lixo que produzimos”
“Eu aprendi no passeio aqui da escola que nós não podemos deixar água parada, que devemos virar os potinhos com água e cuidar para o mosquito da Dengue não se reproduzir.”
Turma | aluno(a)
“ “Tenho percebido nas atitudes do meu filho a mudança de comportamento em relação a natureza, muito bom o que foi trabalhado na escola, pois isso faz com que as crianças se conscientizem do quanto é importante cuidar do meio ambiente, esses trabalhos devem continuar nas escolas e cada vez com mais força.”
Mãe- Odete Campagnoni da Costa. | responsável
Expedição Investigativa
Passeio nos arredores da escolas e comunidade;
- Identificação de possíveis focos;
- Palestra sobre a Dengue em forma de teatro;
- Após os alunos fizeram a limpeza em suas residências;
- Entrega de Folders;
Objetivos
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive, mostrando a eles que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.
Articulação com o currículo
Português:
1º ao 5º anos
- Produção de palavras, frases e textos coletivos;
- História “Um planetinha pedindo socorro”
Matemática;
1º ao 5º anos
- Contagem com material concreto;
- contagem
- Cálculos de + e –;
-Histórias matemáticas;
- Separação de material coletado, contagem, tipos de materiais;
Artes:
1º ao 5º anos
-Música Planeta Azul
-Construção de maquete do Meio Ambiente;
- Roda de conversas para relatar quanto lixo cada um produz e o que cada um pode contribuir para melhorar suas atitudes
Ciências:
1º ao 5º anos
- Diagnosticar atitudes positivas e negativas ao meio ambiente no entorno da escola;
- Separação seletiva do lixo;
- Preservação da natureza;
- Prevenção de doenças;
-Jogral do meio ambiente;
Artes:
1º ao 5º anos
- Representar através de desenho a situação atual, no entorno da escola, bem como o modelo ideal de ambiente natural preservado;
- Quebra-Cabeça do meio ambiente;
História:
1º ao 5º anos
- Pesquisa e debate;