Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DE PIPAS PRO AR
Expedição Investigativa

Teve início em uma aula teórica na última semana do mês de agosto, onde questionei os alunos se os mesmos tinham o hábito de soltar pipas. Deste questionamento, o indice formativo foi conatruido, e as curiosidades aos poucos sendo sanadas.

Objetivos

Refletir sobre a prática de brincadeiras como empinar pipas, ressaltando valores de cooperação na construção e vivência de valores na prevenção de acidentes relacionados ao ato de brincar.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto de aprendizagem envolveu diretamente os alunos do 8º ano onde eles compartilharam o que sabiam, aprenderam sobre as pipas, os possíveis acidentes relacionados, principalmente em relação ao uso de cerol.

Articulação com o currículo

Educação Física:
Brincadeiras e Primeiros Socorros
- Trabalhar a Origem e
História da Pipa.
- Alencar os riscos e Benefícios desse brinquedo. - Textos e vídeos: Conhecer a origem e história da Pipa.
- Cerol: a vida por um fio
- Riscos e consequências do uso de cerol.
- Lei do Cerol
-Trabalhar conhecimentos básicos de primeiros socorros. - Textos e vídeos relacionados aos conceitos aplicados dos primeiros socorros
- choques e queimaduras
- hipotermia
- conceito de insolação
- procedimentos
Proporcionar a construção de Pipas Organizados em grupos para confecção das pipas.
Oportunizar um momento para que os alunos empinem as pipas produzidas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA EÇA DE QUEIRÓS

Diretor
Tiago Luis Moro

Turma
8º ano

Número de alunos
26

Educadores
Neusa Maria Barbosa.

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Os alunos participaram com entusiasmo durante todo o projeto, onde foram abordados temas como: locais ideais para se empinar pipa, primeiros socorros em caso de incidentes, e a lei do cerol.
Virginia Carla Da Silva | Professor(a)