Classificação: Animais
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo um pouco mais sobre a galinha e o peru. Foi muito bom o projeto, pois aprendemos muito sobre a galinha e o peru, descobrindo sobre os cuidados, tempo para nascerem os animais. Ficamos impressionados com a pesquisa sobre quem veio primeiro o ovo ou a galinha
Ana Laura | aluno(a)
O trabalho foi bem interessante e mostrou bem como era a criação destes animais quando morávamos no interior, as crianças puderam vivenciar diversas situações através do estudo realizado e dos passeios
Maria(vó de aluno) | responsável
Expedição Investigativa

Recorte do Currículo: Aves
Território definido: Propriedade rural- Granja Primavera
Pergunta Exploratória: O que desperta sua curiosidade neste lugar?

Objetivos

• Conhecer as principais características das aves, principalmente galinha e peru, o habitat, tempo de vida, reprodução e utilidades para o homem e a relação com a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

• Professora de Ciências
• Supervisores da escola
• Nutricionista
• Granja Primavera de propriedade do Sr.Luiz Zeni
• Aviário de propriedade do Sr. Lavall
• Professora de Artes
• Auxiliar de ensino Lara

Articulação com o currículo

- Pesquisa na internet a partir de algumas curiosidades das crianças; Quem vem primeiro o ovo ou galinha? De onde vêm os pintinhos? Tipos de galinhas? Qual o tempo para descascar o ovo? Qual o tempo de vida da galinha e do peru? Quais as partes da galinha?
- Roda de conversa com a professora Fernanda Cornelius;
- Estudo das partes da galinha a partir de mascote em sucata;
- Visita orientada: Aviário e Terreiro;
-Observar a criação das galinhas para fazer comparações;
-Painel comparativo sobre a galinha do aviário x caipira;
- Situações problemas a partir das curiosidades sobre a galinha (noções de multiplicação)
-Medidas de tempo: horas,
-História do calendário: dias, meses...
-Sistema monetário (preço do frango e comparações com outras carnes)
-Oficina da alimentação saudável: sanduíche natural
-Dobradura, recorte e colagem;
- Relação da cultura indígena com as aves;
-Confecção da galinha e pintinhos com material alternativo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva

Turma
2º Ano

Número de alunos
22

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Com este projeto percebi o envolvimento e participação da família, das crianças entusiasmadas e interessadas em descobrir e pesquisar sobre o tema proposto. Além disso, foi possível estabelecer relações com diversas áreas do conhecimento através da comunidade de aprendizagem.
Cediane C. Zanotelli | Professor(a)