Conhecendo um pouco mais sobre a galinha e o peru.
“ Foi muito bom o projeto, pois aprendemos muito sobre a galinha e o peru, descobrindo sobre os cuidados, tempo para nascerem os animais. Ficamos impressionados com a pesquisa sobre quem veio primeiro o ovo ou a galinha
Ana Laura | aluno(a)
“ O trabalho foi bem interessante e mostrou bem como era a criação destes animais quando morávamos no interior, as crianças puderam vivenciar diversas situações através do estudo realizado e dos passeios
Maria(vó de aluno) | responsável
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo: Aves
Território definido: Propriedade rural- Granja Primavera
Pergunta Exploratória: O que desperta sua curiosidade neste lugar?
Objetivos
• Conhecer as principais características das aves, principalmente galinha e peru, o habitat, tempo de vida, reprodução e utilidades para o homem e a relação com a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
• Professora de Ciências
• Supervisores da escola
• Nutricionista
• Granja Primavera de propriedade do Sr.Luiz Zeni
• Aviário de propriedade do Sr. Lavall
• Professora de Artes
• Auxiliar de ensino Lara
Articulação com o currículo
- Pesquisa na internet a partir de algumas curiosidades das crianças; Quem vem primeiro o ovo ou galinha? De onde vêm os pintinhos? Tipos de galinhas? Qual o tempo para descascar o ovo? Qual o tempo de vida da galinha e do peru? Quais as partes da galinha?
- Roda de conversa com a professora Fernanda Cornelius;
- Estudo das partes da galinha a partir de mascote em sucata;
- Visita orientada: Aviário e Terreiro;
-Observar a criação das galinhas para fazer comparações;
-Painel comparativo sobre a galinha do aviário x caipira;
- Situações problemas a partir das curiosidades sobre a galinha (noções de multiplicação)
-Medidas de tempo: horas,
-História do calendário: dias, meses...
-Sistema monetário (preço do frango e comparações com outras carnes)
-Oficina da alimentação saudável: sanduíche natural
-Dobradura, recorte e colagem;
- Relação da cultura indígena com as aves;
-Confecção da galinha e pintinhos com material alternativo.