Classificação: Ciencias Sociais
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Era uma vez na África
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na própria unidade escolar, dentro da sala de aula da educação infantil. Inicialmente, foi idealizado uma motivação para preparar a temática a ser estudada. Depois questionamos as nossas diferenças e a importância de sermos diferentes uns dos outros. Ao levar as crianças a ter contato com contos africanos lançamos a pergunta: Como são os personagens destas histórias? Quais suas características?

Objetivos

Perceber a diversidade cultural nos seres humanos, levando as crianças ao conhecimento dos contos africanos em busca da construção e valorização das pessoas e da população afro-brasileira.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade foi envolvida de maneira que todos pudessem participar. Os pais se envolveram na confecção de materiais e pesquisas com seus filhos. Os profissionais da escola cooperaram na organização da mostra cultural que foi realizada e contou com a participação de todas as famílias.

Articulação com o currículo

Linguagem -Desenvolver a - Leitura de histórias (oralidade e leitura) linguagem oral e escrita. - Contação e recontação de história - Produção de história com desenho
-Movimento - Desenvolver a expressão corporal através da dança - Brincadeiras de origem africana
- Artes: - Música e dramatizações- Pintura e colagem
Natureza e Sociedade Descrever a paisagem local e mundial. - Desenhos e Mapas, conhecer a paidagem do continente africano relacionando com outros continentes
Identidade e Autonomia: Respeitar às diferenças entre as pessoas, conhecer sua própria identidade e respeitar a dos demais grupos sociais - Jogos e Brincadeiras em grupo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na assembleia de grupo, as crianças foram levadas a refletir sobre a importância de olhar para o outro com suas especificidades e com respeito independente de suas origens. Com isso realizamos assembléia de grupo para construir as regras e os valores que seriam praticados diariamente:
- Respeito um ao outro;- Aceitação de como ele é e como é o outro
- Valor da amizade sincera; - Aprender a ouvir os colegas, - Valorizar a beleza de cada um independente da cor da pele e do tipo do cabelo;

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Básica Henrique da Silva Prado

Diretor
Edenilza Terezinha de Moraes

Turma
Infantil I turmas B e C

Número de alunos
45

Estado
Mato Grosso

Município
Cuiabá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MORADA DA SERRA

Assessoria Pedagógica
Cléria Paula Franco
O projeto possibilitou um conhecimento por parte das crianças e dos pais em relação aos contos de origem africanos nos ajudando na reflexão sobre a importância de respeitar as diferenças. As crianças e as famílias se envolveram bastante. Outra questão foi a auto estima das crianças negras que melhorou pois passaram a se aceitar e a se sentir lindos e lindas.
Eugênia Vieira Farias | Professor(a)