Freio de Ouro
Expedição Investigativa
No dia 27 de Abril saímos da escola e fizemos o trajeto escola rumo ao sitio da família da aluna Morgana da Roza. Chegamos lá e fomos recebidos pelo senhor Joair e senhora Simone Roza que nos levaram a conhecer as dependências do sitio.O grande momento foi quando o senhor Joair trouxe a égua Cigana, na qual Morgana apresenta uma notável habilidade na montaria. Todos queriam montar e alimentar a égua Cigana. Davam milho com as próprias mãos, sentindo os l lábios e a língua do animal.
Objetivos
Desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo para a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades. Compreendendo as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Comunidade de Aprendizagem
O senhor Joair e senhora Simone colaboraram com o espaço para as descobertas dos pequenos investigadores, mostraram como devem ser tratados os animais, que assim como nós os seres humanos se forem maltratados, com certeza também sentirão tristeza. o apoio da professora Marli Zini que nos mostrou como produzir o papel marche e a confeccionar esculturas, no caso o mundo dos animais.
Articulação com o currículo
Português: Leitura e interpretação; Produção de frases e textos; Gênero do substantivo; Sinônimo/ antônimo.
Ciências:Classificação dos seres vivos; Locomoção, respiração; Vertebrados e invertebrados, Alimentação; Habitat; Animais em extinção; Cadeia Alimentar.
Arte Dobradura de animais; Cores primárias; Escultura de animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na escolha do tema do projeto realizou-se o conselho de grupo, como elemento condutor, foi realizado o registro descrevendo o que havia observado no sitio visitado e qual momento na opinião deles, foi a mais marcante. A grande maioria relatou o andar a cavalo e dar comida ao cavalo. Enfim com a escolha do cavalo, discutimos que nome daríamos ao nosso projeto.