Classificação: Animais
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Freio de Ouro
Expedição Investigativa

No dia 27 de Abril saímos da escola e fizemos o trajeto escola rumo ao sitio da família da aluna Morgana da Roza. Chegamos lá e fomos recebidos pelo senhor Joair e senhora Simone Roza que nos levaram a conhecer as dependências do sitio.O grande momento foi quando o senhor Joair trouxe a égua Cigana, na qual Morgana apresenta uma notável habilidade na montaria. Todos queriam montar e alimentar a égua Cigana. Davam milho com as próprias mãos, sentindo os l lábios e a língua do animal.

Objetivos

Desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo para a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades. Compreendendo as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.

Comunidade de Aprendizagem

O senhor Joair e senhora Simone colaboraram com o espaço para as descobertas dos pequenos investigadores, mostraram como devem ser tratados os animais, que assim como nós os seres humanos se forem maltratados, com certeza também sentirão tristeza. o apoio da professora Marli Zini que nos mostrou como produzir o papel marche e a confeccionar esculturas, no caso o mundo dos animais.

Articulação com o currículo

Português: Leitura e interpretação; Produção de frases e textos; Gênero do substantivo; Sinônimo/ antônimo.
Ciências:Classificação dos seres vivos; Locomoção, respiração; Vertebrados e invertebrados, Alimentação; Habitat; Animais em extinção; Cadeia Alimentar.
Arte Dobradura de animais; Cores primárias; Escultura de animais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na escolha do tema do projeto realizou-se o conselho de grupo, como elemento condutor, foi realizado o registro descrevendo o que havia observado no sitio visitado e qual momento na opinião deles, foi a mais marcante. A grande maioria relatou o andar a cavalo e dar comida ao cavalo. Enfim com a escolha do cavalo, discutimos que nome daríamos ao nosso projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina Gerente Becker

Turma
2º A

Número de alunos
20

Educadores
Rosane de Fátima Battu do Carmo Gonçalves

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Gerente Becker
Percebe-se que após o projeto, as crianças têm outros olhares em relação ao mais “pequenino” dos animais e até mesmo os insetos. Que os animais assim como nós sentem dor, fome, frio e até tristeza. Observa- se também que qualquer animal que eles avistem, mesmo na sala de aula é um olhar mais carinhoso. Demonstram maior respeito por toda forma de vida, inclusive dos animais, reconhecendo a sua importância mesmo para a vida humana.
Rosane de Fátima Battu do Carmo Gonçalves | Professor(a)