Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

GRAFFITI:ARTE E CULTURA As vivencias e a criatividade foram pontos chaves para o desenvolvimento deste trabalho desde a ampliação ate a pintura dele. Gostamos muito de participar deste projeto e aprender juntos uns com os outros.
Brenda | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir dos conteúdos trabalhados no primeiro trimestre, retomados no segundo, porém de forma mais visual e oral a arte contemporânea nas aulas de Arte. Foi exposto aos alunos imagens, num primeiro momento, em slides e vídeos, com a temática da pop arte. Na sequência os alunos foram instigados a buscar fazer sua própria pesquisa usando assim a internet, para viajar ainda mais no mundo da arte contemporânea.

Objetivos

Proporcionar atividades que permitam ao aluno conhecer a história e os processos técnicos gráficos e artísticos do graffiti e da pop arte oportunizando também a vivência da cooperação nas ações, ideias, técnicas e trocas de materiais

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem envolveu os próprios alunos do nono ano além de toda a comunidade escolar, professores que auxiliaram com a execução dos conteúdos a serem trabalhados, como na aula de matemática, a professora trabalhou as proporções e ampliação dos desenhos com os quadriculados envolvendo assim várias aulas de sua disciplina, como também professores e alunos de outras turmas que colaboraram para a execução e finalização do mesmo.

Articulação com o currículo

- História do graffiti
- Ampliação de figuras
- Paisagem urbana: cores e formas que interagem com a sociedade Compreender o graffiti enquanto representação social e cultural Apresentação da proposta;
Iniciação e apresentação do graffiti; 20 à 24 de junho
Interferir em espaços da comunidade escolar
Aula prática: escolha de imagens

Escolher dos desenhos a partir do tema da pop arte Aula prática: em uma folha A4 cada grupo irá criar um projeto, para posterior ampliação. Desenvolver a imagem escolhida com suas cores.
Aplicar métodos de ampliação Aula prática: definição do espaço 2x2m, quadricular para transferir o desenho.
Desenvolver a pintura no muro Aula prática: Pintura dos projetos nos locais definidos por meio da técnica do graffiti.
Experimentos de diferentes possibilidades e matérias

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Num primeiro momento foi realizada uma reflexão em assembleia de grupo sobre o processo histórico e cultural do graffiti, com a finalidade de proporcionar ao aluno um conhecimento das diferentes formas de identidade artística. Conversamos muito sobre a forma como a arte vem se apresentando, sendo utilizada para expressar emoções, manifestações e embelezamento de lugares.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA EÇA DE QUEIRÓS

Diretor
Tiago Luis Moro

Turma
9 ANO

Número de alunos
35

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Trabalhar de forma prática os conteúdos já vivenciados no primeiro trimestre sendo eles conteúdos de arte contemporânea, o graffiti e a pop arte; o graffiti enquanto manifestação social e cultural e a Pop arte enquanto escolha de temática para que todos os grupos tivessem o mesmo viés, entre a pesquisa, escolha de imagens e sua reprodução. Os temas por serem atuais e também por ter identificação com os alunos.
MARLUSSI | Professor(a)

Repercussão na mídia

www.tvrioverde.com.br/