GRAFFITI:ARTE E CULTURA
“ As vivencias e a criatividade foram pontos chaves para o desenvolvimento deste trabalho desde a ampliação ate a pintura dele. Gostamos muito de participar deste projeto e aprender juntos uns com os outros.
Brenda | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir dos conteúdos trabalhados no primeiro trimestre, retomados no segundo, porém de forma mais visual e oral a arte contemporânea nas aulas de Arte. Foi exposto aos alunos imagens, num primeiro momento, em slides e vídeos, com a temática da pop arte. Na sequência os alunos foram instigados a buscar fazer sua própria pesquisa usando assim a internet, para viajar ainda mais no mundo da arte contemporânea.
Objetivos
Proporcionar atividades que permitam ao aluno conhecer a história e os processos técnicos gráficos e artísticos do graffiti e da pop arte oportunizando também a vivência da cooperação nas ações, ideias, técnicas e trocas de materiais
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem envolveu os próprios alunos do nono ano além de toda a comunidade escolar, professores que auxiliaram com a execução dos conteúdos a serem trabalhados, como na aula de matemática, a professora trabalhou as proporções e ampliação dos desenhos com os quadriculados envolvendo assim várias aulas de sua disciplina, como também professores e alunos de outras turmas que colaboraram para a execução e finalização do mesmo.
Articulação com o currículo
- História do graffiti
- Ampliação de figuras
- Paisagem urbana: cores e formas que interagem com a sociedade Compreender o graffiti enquanto representação social e cultural Apresentação da proposta;
Iniciação e apresentação do graffiti; 20 à 24 de junho
Interferir em espaços da comunidade escolar
Aula prática: escolha de imagens
Escolher dos desenhos a partir do tema da pop arte Aula prática: em uma folha A4 cada grupo irá criar um projeto, para posterior ampliação. Desenvolver a imagem escolhida com suas cores.
Aplicar métodos de ampliação Aula prática: definição do espaço 2x2m, quadricular para transferir o desenho.
Desenvolver a pintura no muro Aula prática: Pintura dos projetos nos locais definidos por meio da técnica do graffiti.
Experimentos de diferentes possibilidades e matérias
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Num primeiro momento foi realizada uma reflexão em assembleia de grupo sobre o processo histórico e cultural do graffiti, com a finalidade de proporcionar ao aluno um conhecimento das diferentes formas de identidade artística. Conversamos muito sobre a forma como a arte vem se apresentando, sendo utilizada para expressar emoções, manifestações e embelezamento de lugares.