Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Respeitar as diferenças
Expedição Investigativa

A turma realizou a Expedição investigativa no dia 25 de agosto, nas ruas Santo Antônio, Curitiba, das Flores e Avenida Rio Grande do Sul, realizaram o percurso escolhido a pé, no primeiro horário da manhã. Os alunos encontraram várias pessoas que estavam a caminho do trabalho, se apresentavam e fazia a pergunta, as pessoas respondiam educadamente.

Objetivos

(Re)Conhecer e respeitar as diferenças existentes em nossa sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

A família:
As crianças levaram para casa uma pesquisa sobre a origem dos familiares.
A sociedade:
Entrevista com pessoas nas ruas da cidade.
Comunidade:
Participação do Senhor João Francisco Ferreira (cadeirante) na sala de aula.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Apropriação do sistema de escrita; Leitura; Relação entre textos.
Matemática: Tabela; Sistema numérico.
Arte: Cores; Música; Artesanato; Teatro.
História: Os escravos no Brasil; Temas transversais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando retornamos para sala de aula, realizamos uma roda de conversa, sobre as respostas obtidas. Os alunos participaram ativamente, cada aluno falou suas respostas, e foram escritas no quadro negro, as professoras falaram e mostraram qual foi a resposta que a maioria disse.
Em outro momento realizamos uma assembleia para escolher o nome do projeto, houve varias sugestões, mas para ser democrático fomos por votação, o nome que tivesse maior aceitação seria o escolhido.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina Gerente Becker

Turma
3º A

Número de alunos
25

Educadores
Sebastiana da Costa Hoscher Baraldi e Marli Oldoni Zini

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Gerente Becker
A partir das atividades desenvolvidas durante o projeto, observou-se mudanças significativas de atitudes entre os alunos, no sentido do respeito ao outro. Muitos foram os momentos de diálogo e cooperação vivenciados, fortalecendo as atitudes de valor e cidadania.
Sebastiana da Costa Hoscher Baraldi | Professor(a)