Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água fonte de vida
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no dia 06 de junho de 2016, onde percorremos parte de algumas ruas da cidade realizando entrevistas com pessoas da comunidade questionando sobre o que elas conseguiam fazer no dia a dia sem a utilização de água e o que não era possível fazer sem a água.

Objetivos

Conscientizar sobre a importância da água para a vida dos seres vivos e do planeta, seu uso consciente e os problemas que a má conservação dela podem causar. Assim como desenvolver a criatividade, a cooperação, a responsabilidade e a autonomia.

Comunidade de Aprendizagem

No desenvolvimento do projeto tivemos a oportunidade de contar com o apoio das famílias que sempre auxiliaram os alunos nas pesquisas, e nos questionários realizados.
Recebemos também no dia 26 de agosto a responsável pela vigilância sanitária de nosso município que nos explicou como é feita a captação e a distribuição da água em nossa cidade.

Articulação com o currículo

Português: leitura e interpretação de texto. Produção de textos, poemas, pesquisa e entrevista.
Ciências: Saneamento básico;Importância da água pra nossa vida.
Uso da água na agricultura; Doenças transmitida pela água contaminada;
Como preservar água; Como tratar água para torna-la própria para o consumo; Principais agentes causadores de poluição da água.
Cuidado com as nascentes e beira de rios, lagos e represas; Estados da água.
Geografia: Mapas e localização.
Matemática: Lateralidade
Linhas paralelas e perpendiculares.
Cálculos.
Gráficos.
História: A água na história do desenvolvimento da humanidade.
Como era o abastecimento de água e o saneamento básico no período colonial.
Problemas de abastecimento que ainda encontramos nas grandes cidades.
Arte: Desenhos representando a expedição investigativa; Maquetes; Cartazes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Logo após a expedição investigativa realizamos o primeiro conselho de grupo, onde os alunos apontaram o que mais tinha chamado a atenção deles mas entrevistas e no trajeto, e assim decidirmos o que seria o tema do projeto.
Durante o desenvolvimento do projeto realizamos diversos conselhos de grupo para decidirmos como continuar o projeto, o que já havíamos aprendido, para trocas de experiências.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina Gerente Becker

Turma
4º B

Número de alunos
21

Educadores
Eliane Fatima Marin

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Gerente Becker
No desenvolvimento do projeto aprendemos muitas coisas importantes para nosso bem estar. Realizamos muitas descobertas e nos conscientizamos que não é possível a vida de nem um ser sem a água, que sem ela não produzimos alimentos e não sobrevivemos nem uma semana sem o consumo da água. Aprendemos também que a agua é um recurso natural que precisa ser preservado e cuidado, que seu desperdício e má conservação pode levar a humanidade ao extermínio e a morte do planeta.
Eliane Fatima Marin | Professor(a)