Água fonte de vida
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 06 de junho de 2016, onde percorremos parte de algumas ruas da cidade realizando entrevistas com pessoas da comunidade questionando sobre o que elas conseguiam fazer no dia a dia sem a utilização de água e o que não era possível fazer sem a água.
Objetivos
Conscientizar sobre a importância da água para a vida dos seres vivos e do planeta, seu uso consciente e os problemas que a má conservação dela podem causar. Assim como desenvolver a criatividade, a cooperação, a responsabilidade e a autonomia.
Comunidade de Aprendizagem
No desenvolvimento do projeto tivemos a oportunidade de contar com o apoio das famílias que sempre auxiliaram os alunos nas pesquisas, e nos questionários realizados.
Recebemos também no dia 26 de agosto a responsável pela vigilância sanitária de nosso município que nos explicou como é feita a captação e a distribuição da água em nossa cidade.
Articulação com o currículo
Português: leitura e interpretação de texto. Produção de textos, poemas, pesquisa e entrevista.
Ciências: Saneamento básico;Importância da água pra nossa vida.
Uso da água na agricultura; Doenças transmitida pela água contaminada;
Como preservar água; Como tratar água para torna-la própria para o consumo; Principais agentes causadores de poluição da água.
Cuidado com as nascentes e beira de rios, lagos e represas; Estados da água.
Geografia: Mapas e localização.
Matemática: Lateralidade
Linhas paralelas e perpendiculares.
Cálculos.
Gráficos.
História: A água na história do desenvolvimento da humanidade.
Como era o abastecimento de água e o saneamento básico no período colonial.
Problemas de abastecimento que ainda encontramos nas grandes cidades.
Arte: Desenhos representando a expedição investigativa; Maquetes; Cartazes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Logo após a expedição investigativa realizamos o primeiro conselho de grupo, onde os alunos apontaram o que mais tinha chamado a atenção deles mas entrevistas e no trajeto, e assim decidirmos o que seria o tema do projeto.
Durante o desenvolvimento do projeto realizamos diversos conselhos de grupo para decidirmos como continuar o projeto, o que já havíamos aprendido, para trocas de experiências.