EKA
Expedição Investigativa
Através da observação em sala e no pátio escolar, individualmente ou em grupo dos alunos, observando suas reações as mudanças, suas descobertas, curiosidades, suas relações e manifestações, suas características e desenvolvimentos cognitivos, afetivo, físico e social, é que levou-me a direcionar o aprendizado as texturas e expressões.
Objetivos
Desenvolver e estimular o período sensório motor como tambem as sensibilidades para como o meio social.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos alunos – com material reciclado/sucata;
Coordenação da escola – materiais de uso e consumo;
Zeladoria – cuidados na execução da atividade;
Merendeira – feitio dos alimentos para as atividades lúdicas (sagu, gelatina);
Aluna da Escola Estadual para ensinar a fazer paçoca de bolacha cream cracker.
Articulação com o currículo
Brincar de esconde -esconde, de roda, abraçar e beijar o amiguinho, passar por baixo dos móveis, dependurar no balcão e balançar, brincar de carinho e de boneca. Do inicio do ano letivo até o final do mesmo.
Ouvir e cantar músicas, fazer gestos com as músicas, brincar com a língua (fazer barulhos/ ruídos);
Amassar, rasgar, dobrar, papeis de texturas variadas, brincar com sucata e com peças de encaixe, observar fotos, revistas e livros, realizar carimbos com as mãos e os pés, participar das datas comemorativas através de apresentação musical/gestual.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia a dia, no desenvolver das atividades, observava as palavras e expressões que eram mais aplicadas, que traziam do seu cotidiano, entre elas. Usavam-nas de acordo com suas descobertas e prazeres. ressalto que mesmo pequeninas todos puderam se expressar.