Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Era uma vez... Aprendi a pintar contar histórias, brincar sobre a história, desenhar direitinhos sobre a história, aprendi a apresentar a história, aprendi que preto e branco são iguais, eu queria ser marrom, a gente a puxa a família. Aprendi que temos que ajudar os bichinhos e os outros, que temos que ser amigos dos irmãos, que não devemos comer nem pegar o que não é da gente.
Isabeli Saraiva do Nascimento | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na biblioteca da escola, na biblioteca da Casa da Cultura e no auditório do Instituto Bulcão, no teatro feito pelas alunas do magistério. Nos três lugares os alunos saíram para responder a pergunta exploratória: Como podemos contar histórias? Os alunos adoraram as visitas e a descoberta de que existem outras maneiras de contar histórias, como o teatro.

Objetivos

Despertar o interesse em apreciar, ouvir, contar e recontar história, expressando-se através da arte, para ampliar o conhecimento de forma criativa.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos postura e linguagem oral;
• Percepção de estruturas rítmicas para expressarem se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como fermentas necessárias no seu cotidiano;
• Recontar histórias através de desenho, pintura a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais;
• Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade;
• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade, para lidar com situações novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
• Cuidado com os materiais e com os trabalhos produzidos individualmente ou em grupo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição, na rodinha de conversa, foi constatado que a partir das histórias podemos aprender a ler livros, desenhar e aprender as palavras. Também entenderam que podemos contar histórias a partir do teatro. Os alunos escolheram por meio de votação o nome do projeto: Era uma vez...

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Diretor
Maurem Brignol Leite

Turma
Pré 2 - Tarde

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Estou satisfeita com o projeto em andamento, pois estou alcançando os objetivos esperados em todos aspectos nos quais são: desenvolver a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição, a cognição e o raciocínio através das atividades artísticas realizadas por eles.
Vera Mára Gravi Rocha | Professor(a)