Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Voando de flor em flor Eu achava que o Mel era o cocô da abelha e por isso não gostava. Com este projeto aprendi que o Mel nos faz bem.
Erno Francisco Shweig Nascimento | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após o lanchinho, as crianças brincavam pelo pátio e viram umas abelhas nas flores e ficaram encantadas. Aproveitando este ensejo, como precisaria mediar os saberes deles sobre alguns insetos, os questionei sobre alguns porquês. E iniciamos questionando se eles sabiam o porque das abelhas voarem de flor em flor.

Objetivos

Conhecer as abelhas, sua importância para o meio ambiente, seu habitat natural e sua alimentação articulando os saberes formais escolares e os saberes apreendidos na comunidade de aprendizagem de forma interdisciplinar, despertando nelas a vontade de trabalhar em grupo e assim desenvolver a socialização e a união.

Comunidade de Aprendizagem

Equipe gestora da UNEMAT que nos autorizou a realizar a expedição investigativa na faculdade para que as crianças vissem de perto o insetário de mesma.
Avô de um aluno na construção do jardim;
Pais na doação de mudas e plantação, na pintura do muro;
A instrutorada sala Bruna Regina Ferreira de Souza me ajuda tirando as fotos e auxiliando as crianças nas atividades;
A ajudante de pátio dona Miriam que explica para as crianças sobre as flores e plantas em geral.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita/Movimento/Música/Matemática/Artes Visuais/Natureza e Sociedade/Identidade e Autonomia
Desenvolver e ampliar a função simbólica e a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, diversas situações do cotidiano. Expressar-se em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas ideias. Contato com textos com imagem e escritos de gêneros distintos; Conhecer as cores e variedade das flores.Desenvolver a vontade de cuidar bem das flores e plantas em geral e como planta-las e a importância da água para seu desenvolvimento. Conhecer os seres vivos e não vivos, insetos e abelhas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Numa roda de conversa sobre as abelhas que foram encontradas nas flores no pátio da escola, as crianças queriam saber porque elas estavam voando sobre todas as flores, assentavam de flor em flor? Sendo assim nasceu o tema sobre as abelhas.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Básica Integral Cora Coralina

Diretor
Janaina Oliveira da Costa

Turma
Infantil V”A”

Número de alunos
25

Educadores
Suzye de Lima Pereira Provin

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Unemat e professores da area de biologia

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Desenvolver este projeto foi estimulante, pois nem eu sabia como exatamente o Mel era produzido pelas pequenas e milagrosas abelhas.
Maria Luiza dos Santos | Professor(a)

Repercussão na mídia

Este projeto pode sim contribuir para melhorias e mudanças positivas na conduta e no respeito que hoje os alunos e eu professora temos com o meio ambiente.