Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Olimpíadas eu gostei muito de trabalhar sobre as olimpíadas fazer os cartazes estudar sobre os atletas sobre o doping as modalidades. amei conhecer este conteúdo com os meus colegas e professoras.
Léticia Gabriele da Silva Hermes | aluno(a)
Expedição Investigativa

O projeto nasceu de um tema muito comentado no momento, as Olimpíadas no Rio de Janeiro, tema que foi instigado pela professora em sala de aula e que os alunos logo começaram a manifestar suas curiosidades. Desta forma, decidimos pesquisar sobre as Olimpíadas.

Objetivos

Estimular o conhecimento sobre a primeira Olimpíada realizada no Brasil; associando o esporte com ensinamento do currículo escolar. Demonstrar as várias modalidades de esportes praticados. Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural, utilizando como exemplo principalmente os países participantes. Incentivar a competição saudável, valorizando as conquistas para superar seus desafios, mostrar a importância de aceitação de resultados, respeitando as regras.

Comunidade de Aprendizagem

Atividades esportiva entre as turmas da escola.
Exposição de trabalhos realizado pelas turmas.

Articulação com o currículo

Origem das Olimpíadas:Conversa inicial; o que sei sobre as olimpíadas, o que quero saber, como aprendemos; cartaz inicial.Problemas matemáticos envolvendo dados das olimpíadas.
Países Participantes:
Pesquisa no globo terrestre.Construção da linha do tempo,
países que participante das olimpíadas.
Conversa sobre o corpo humano e suas habilidades as funções vitais.
Símbolos Olímpicos
Recorte em jornais, informações sobre as olimpíadas.
Informações expostas no cartaz da turma.
Cidade: País Organizador
Mapa do percurso da tocha.
Imagem dos pontos turísticos, Rio de Janeiro.
pesquisa sobre mudança da cidade sede.
Debate dos pontos positivos e negativos da realização das olimpíadas.
Modalidades
Pesquisa das 42 modalidades.
Tipos de medalhas
Estudo de todos os tipos de medalhas das olimpíadas da era moderna.
Doping
Texto informativo,
Conversa sobre o juramento dos atletas ao jogo limpo, cartilha de informações.
Produção de folder.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Diante da diversidades de países participantes das Olimpíadas, decidimos escolher alguns para pesquisar sobre suas características, como dados econômicos, sociais e culturais, desta forma utilizamos o processo assemblear. As crianças decidiram pesquisar sobre Japão e França.

Ficha Técnica
Escola
EMEF PROFESSORA ODETTE PEDREIRA DE MELLO

Turma
3º ano A

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Vale Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE VALE VERDE

Assessoria Pedagógica
Essenciall consultoria
Trabalhar com o tema Olimpíada foi um tanto desafiador. No início haviam preocupações de como seria abordagem com a turma, mas contava com os melhores pesquisadores e curiosos, para juntos desenvolvermos o assunto que se apropria muito além do esporte.
Através de muitos debates e pesquisas fomos descobrindo juntos a abrangência do tema, e cada trabalho realizado a satisfação da descoberta. Desafiado e comprometimento são palavras que definem uma educadora que busca sempre o melhor.
Ana Paula Haas | Professor(a)