Olimpíadas
“ eu gostei muito de trabalhar sobre as olimpíadas fazer os cartazes estudar sobre os atletas sobre o doping as modalidades. amei conhecer este conteúdo com os meus colegas e professoras.
Léticia Gabriele da Silva Hermes | aluno(a)
Expedição Investigativa
O projeto nasceu de um tema muito comentado no momento, as Olimpíadas no Rio de Janeiro, tema que foi instigado pela professora em sala de aula e que os alunos logo começaram a manifestar suas curiosidades. Desta forma, decidimos pesquisar sobre as Olimpíadas.
Objetivos
Estimular o conhecimento sobre a primeira Olimpíada realizada no Brasil; associando o esporte com ensinamento do currículo escolar. Demonstrar as várias modalidades de esportes praticados. Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural, utilizando como exemplo principalmente os países participantes. Incentivar a competição saudável, valorizando as conquistas para superar seus desafios, mostrar a importância de aceitação de resultados, respeitando as regras.
Comunidade de Aprendizagem
Atividades esportiva entre as turmas da escola.
Exposição de trabalhos realizado pelas turmas.
Articulação com o currículo
Origem das Olimpíadas:Conversa inicial; o que sei sobre as olimpíadas, o que quero saber, como aprendemos; cartaz inicial.Problemas matemáticos envolvendo dados das olimpíadas.
Países Participantes:
Pesquisa no globo terrestre.Construção da linha do tempo,
países que participante das olimpíadas.
Conversa sobre o corpo humano e suas habilidades as funções vitais.
Símbolos Olímpicos
Recorte em jornais, informações sobre as olimpíadas.
Informações expostas no cartaz da turma.
Cidade: País Organizador
Mapa do percurso da tocha.
Imagem dos pontos turísticos, Rio de Janeiro.
pesquisa sobre mudança da cidade sede.
Debate dos pontos positivos e negativos da realização das olimpíadas.
Modalidades
Pesquisa das 42 modalidades.
Tipos de medalhas
Estudo de todos os tipos de medalhas das olimpíadas da era moderna.
Doping
Texto informativo,
Conversa sobre o juramento dos atletas ao jogo limpo, cartilha de informações.
Produção de folder.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Diante da diversidades de países participantes das Olimpíadas, decidimos escolher alguns para pesquisar sobre suas características, como dados econômicos, sociais e culturais, desta forma utilizamos o processo assemblear. As crianças decidiram pesquisar sobre Japão e França.