Não Vou Pagar o Pato
Expedição Investigativa
Visita a região do poliesportivo de Umuarama.
Boa pergunta:
a) Há algum impacto ambiental causado pela ação humana? Se sim, qual?
b) Se há esse impacto, como eles afetam o modo de vida das pessoas da região? Quais ações poderão ser tomadas do seu ponto de vista, para melhoria desse espaço?
Temas levantados pelos alunos: saúde pública; participação popular; bem estar; educação; governo legislativo e executivo; democracia; economia e gastos públicos; sustentabilidade.
Objetivos
Promover a criticidade a fim de formar cidadãos conscientes diante do cenário político do Brasil. Iniciar a discussão e o estudo acerca da atual situação política do país. Fomentar o pensamento crítico/analítico para formar cidadãos conscientes do seu papel na política e consequentemente na sociedade na qual estão inseridos. Desenvolver conceitos e fundamentos relativos as organizações políticas, sistemas políticos, cidadania e direitos humanos.
Comunidade de Aprendizagem
Demais bairros da cidade;
Diversos meios de informação;
Representantes políticos.
Articulação com o currículo
Química: Estrutura atômica; Radioatividade; Decaimento radioativo.
Física: Conceitos de física moderna.
Matemática: Números complexos.
Biologia: Bioquímica.
L.E.M. Inglês: GRAMMAR e VOCABULARY.
Arte: ARTES VISUAIS - NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO, REALISMO; DANÇA - CLÁSSICA; TEATRO - REALISTA E SIMBOLISTA; MÚSICA - CLÁSSICA E ROMÂNTICA.
Educação Física: JOGOS PARALÍMPICOS; ATIVIDADES ADAPTADAS.
História: Iluminismo; Revoluções burguesas.
Filosofia: Política e a formação do Estado Moderno.
Sociologia: Pobreza, Exclusão e Bem-Estar Social; Estratificação e Classe Social.
Produção Textual: GÊNEROS TEXTUAIS - PRODUÇÃO, RECEPÇÃO E FUNÇÃO ESCOLAR.
Língua Portuguesa: ADJETIVOS; PRONOMES; SÉCULO XIX, ROMANTISMO NA POESIA E NA PROSA.