Eu e minha Comunidade
“ Foi bem legal o nosso passeio ao Mercado do Povo. Aprendemos a comprar, observar os produtos, marcas, preços e comparar. Ver quais produtos são mais consumidos.
Daniely Esther Bassoli Plautz | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi feita a Expedição Investigativas, onde os alunos, do 2º ano, acompanhados de sua professora, fizeram observações nos ambientes da comunidade do Bairro Florêncio, bem como, ao ambiente de um supermercado próximo, onde fizeram e entrevista ao proprietário. Ao retornar aos seus devidos ambientes com o resultado da expedição, realizou-se questionamentos com os alunos sobre o que eles viram e os produtos encontrados no supermercado.
Objetivos
Despertar o interesse e o gosto pela comunidade em que a escola está inserida, bem como os cuidados que devemos ter com os alimentos que consumimos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Entrevista: Entrevistar uma pessoa da comunidade para ter mais informações sobre a comunidade; Textos sobre alimentos saudáveis;
• Desenvolver: O hábito da leitura com textos informativos sobre alimentos e confeccionar um cartaz;
• Pesquisar: Preços de alimentos como; leite, ovos, verdura;
• Comparar: Preços de alimentos da comunidade e do supermercado;
• Reconhecer: A importância de uma alimentação saudável;
• Confecção: Cartaz com vários produtos para seleção futura, identificando o que é natural e industrializado;
• Mapear: O trajeto da escola até o supermercado com desenho;
• Música: Com o tema alimentação saudável.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Logo depois de realizada a expedição foi feito um encontro entre os alunos, onde eles puderam debater a respeito da expedição realizada, foi exposto o que eles sabiam a respeito do assunto e o que eles queriam saber. Os alunos realizaram os registros das expedições através de fotografias, desenhos. A partir dessas informações foi escolhido o tema do projeto. “Eu e minha Comunidade”.