Minha vida, que história é essa?
“ Foi importante porque aprendemos que nossa história é importante e deve ficar registrado e também outras pessoas podem ler e ver e que se não existisse a escrita, não saberíamos tantas coisas e por isso temos que escrever, desenhar e identificar.
Leonardo Raddatz Ceolin | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através da pergunta exploratória “Para que serve a escrita? Realizamos uma expedição investigativa na Praça Municipal e entornos desta, no dia 13 de abri,l com o objetivo de explorar o local observando os mais diferentes tipos de escrita e qual a sua real importância na vida cotidiana das crianças e da comunidade em geral.
Objetivos
Proporcionar ações pedagógicas e cooperativas que desenvolvam habilidades de construção de diferentes tipos de textos escritos salientando sempre a importância da mesma no crescimento intelectual do aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Produção de diferentes gêneros textuais, Canções, dramatização; Jograis; História em quadrinhos; Produção de um diário de bordo;
• Matemática: Gráficos; Tabela; Histórias matemáticas; Numerais; Frações;
• Ciências: Identificação de doenças infectocontagiosas (Mosquito Aedes aegypti), Confecção de slogans (cuidados e prevenção de doenças);
• Estudos Sociais: Construção da Linha de Tempo individual, Construção da Linha de tempo do Município, Coleta de objetos antigos junto as famílias e seus históricos (um memorial).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da Expedição Investigativa foi realizado o questionamento sobre a pergunta exploratória: Para que serve a escrita? A partir disso foram coletadas as respostas e construído o painel com os diversos dizeres que servirá como índice inicial.