Poluir? Não. Preservar? Sim. Abrace Esta Ideia.
“ Precisamos separar o lixo e pôr nas lixeiras certas para não poluir e destruir o Planeta.
Natalia Finatto Scherer | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da pergunta exploratória - Como é o meio ambiente do nosso bairro? Foi realizado um passeio investigativo pela comunidade, onde as crianças observaram, registraram, fotografaram e entrevistaram alguns moradores e o que mais chamou a atenção foi a quantidade de lixo encontrado. Várias perguntas e questionamentos foram surgindo sobre o assunto despertando a curiosidade e interesse dos alunos.
Objetivos
Conscientizar os alunos e comunidade para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino dos mesmos, na reciclagem possibilitando aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais adotando posturas que os levem a interações construtivas na sociedade minimizando a geração de resíduos e poluição a partir de uma Ação Educativa que visa mudança de mentalidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção e funcionários.
Articulação com o currículo
PORTUGUÊS: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir da leitura, interpretação e produção textual de várias tipologias textuais como: poesias, tirinhas, histórias em quadrinho, textos informativos, livros, gravuras, músicas, vídeos, filmes, slides, aula de informática, palestras, jogos...
CIÊNCIAS: Tipos de lixos; tempo de decomposição; coleta seletiva, reciclagem, redução e reutilização de lixo.
MATEMÁTICA: Contagem e histórias matemáticas.
ARTES: Declamação de poesias; ilustrações; confecção de painéis e cartazes; confecção de brinquedos e jogos com sucatas e materiais recicláveis.