Classificação: Valores
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Ser solidário e cooperar com o próximo faz bem pra todos nós.
Expedição Investigativa

Oportunizar vivências de atitudes e valores cooperativos e fraternos a fim de promover práticas educativas que contribuam para a educação integral da criança, pois as ações de solidariedade ajuda mútua e respeito ao próximo, podem ser desenvolvidos desde cedo através das brincadeiras na escola.

Objetivos

Possibilitar à criança o reconhecimento da importância das ações coletivas, cooperativas e solidárias para o exercício da cidadania e o bem comum a todos. Na escola a criança vive grande parte de suas experiências de socialização mais ampla (fora da família) e de conduta perante a coletividade, muito antes de compreender a complexa organização da sociedade e as garantias de responsabilidades previstas aos cidadãos de uma nação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, escola e comunidade.

Articulação com o currículo

• Oralidade: Participar de situações em que as crianças possam manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
• Identidade e Autonomia: Oportunizar estímulos de reconhecimento de si e do outro, suas particularidades e socialização do ambiente escolar, identificando e desenvolvendo noções individuais e coletivas do cotidiano;
• Valores:Estimular atitudes de coordenação, solidariedade, honestidade e respeito para construção de valores morais Vivenciar atitudes de respeito e amor ao próximo;
• Movimento: Estimular e desenvolver a criatividade com o auxílio de materiais alternativos;
• Meio ambiente: Abelha, as flores, néctar, mel, envolvendo o meio ambiente;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

• A roda de conversa se fez presente em vários momentos do nosso projeto, pois se faz necessário para um primeiro contato oral do assunto a ser trabalhado. Todavia, também serve para que possa contribuir com aquilo que saibam a respeito, como por exemplo: mostrar a abelha e questionar para ver se alguém sabe o que. A roda também é momento de trazermos os materiais concretos, pois precisam deste contato, em especial os para os bebês que ainda não falam.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Anjinho Sapeca

Turma
Berçário

Número de alunos
11

Educadores
Juliana Gaedke de Barros, Vera Lúcia de Bastos Linhares e Eduarda Gaedke de Barros

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rio Pardo

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIO PARDO

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Corrêa Rodrigues
Trabalhar cooperação é um assunto que me entusiasma, pois podemos explorar várias coisas dentro do mesmo tema, logo, nos abre a oportunidade de trazer a participação dos pais, contando um pouco da visita da Abelhinha em casa e desta forma conseguimos nos remeter até a rotina da criança fora da escola.
O assunto cooperar nos ajuda ainda, em atividades da nossa rotina, pois podemos dar ênfase e buscar solucionar situações que ocorrem rotineiramente na Educação Infantil.
Juliana Gaedke Barros | Professor(a)