Ser solidário e cooperar com o próximo faz bem pra todos nós.
Expedição Investigativa
Oportunizar vivências de atitudes e valores cooperativos e fraternos a fim de promover práticas educativas que contribuam para a educação integral da criança, pois as ações de solidariedade ajuda mútua e respeito ao próximo, podem ser desenvolvidos desde cedo através das brincadeiras na escola.
Objetivos
Possibilitar à criança o reconhecimento da importância das ações coletivas, cooperativas e solidárias para o exercício da cidadania e o bem comum a todos. Na escola a criança vive grande parte de suas experiências de socialização mais ampla (fora da família) e de conduta perante a coletividade, muito antes de compreender a complexa organização da sociedade e as garantias de responsabilidades previstas aos cidadãos de uma nação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, escola e comunidade.
Articulação com o currículo
• Oralidade: Participar de situações em que as crianças possam manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
• Identidade e Autonomia: Oportunizar estímulos de reconhecimento de si e do outro, suas particularidades e socialização do ambiente escolar, identificando e desenvolvendo noções individuais e coletivas do cotidiano;
• Valores:Estimular atitudes de coordenação, solidariedade, honestidade e respeito para construção de valores morais Vivenciar atitudes de respeito e amor ao próximo;
• Movimento: Estimular e desenvolver a criatividade com o auxílio de materiais alternativos;
• Meio ambiente: Abelha, as flores, néctar, mel, envolvendo o meio ambiente;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
• A roda de conversa se fez presente em vários momentos do nosso projeto, pois se faz necessário para um primeiro contato oral do assunto a ser trabalhado. Todavia, também serve para que possa contribuir com aquilo que saibam a respeito, como por exemplo: mostrar a abelha e questionar para ver se alguém sabe o que. A roda também é momento de trazermos os materiais concretos, pois precisam deste contato, em especial os para os bebês que ainda não falam.