Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA DE CHARQUEADAS “...cada aluno tinha o seu próprio caderno onde escrevia coisas sobre o projeto. Minha opinião é que foi legal. Fizemos muitas coisas, mas o mais legal foi a socialização que a gente fez.”
Julia de Aquino Neves | aluno(a)
“No projeto Organização Econômica do Município despertou a curiosidade deles pela história do município. Como tudo começou, como é difícil a economia e tudo o que ela representa.
Aprenderam a geografia, sobre emancipação, pesquisaram os primeiros moradores, sobre os valores das contas e muito mais...
...ensinaram a eles coisas que levarão para a vida inteira.”
Marli Silva Batista | responsável
Expedição Investigativa

Pesquisa no Laborátório de Informática.

Objetivos

Através de um trabalho em equipe, envolvendo as diversas disciplinas e turmas, entraremos no túnel do tempo, a fim de conhecer um pouco mais sobre a origem do município, seus moradores, particularidades, desenvolvimento econômico, como pequenos exploradores da história.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos das turmas de 3° anos da Escola, famílias e professores.

Articulação com o currículo

Várias foram as aprendizagens, procurando, junto das crianças, perceber e entender os problemas existentes no município, compreendendo e comparando com outros desse porte e, possibilitando um pensamento participativo e capaz de imaginar, desde já, soluções possíveis, no sentido de construir um ambiente cada vez melhor.
• Produção de texto;
• Interpretação;
• Comunicação;
• História do município;
• Profissões;
• Sistema monetário;
• Problemas matemáticos;
• Mapas;
• Ruas do município;
• A água e o rio Jacuí;
• A mineração.


Ficha Técnica
Escola
EMEF PIO XII

Turma
3C

Número de alunos
21

Educadores
Denice Pakulski, Camila de Freitas, Magda Schultz

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Charqueadas

Cooperativa
SICREDI CENTRO LESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CHARQUEADAS

“Fazer com que os alunos queiram estar na escola, observar suas pesquisas, valorizar as conquistas, oportunizar espaços, olhar para eles, correr durante o ano para dar conta das atividades da escola, sofrer quando parece que nada vai dar certo e vibrar no momento em que assistimos o quanto esses pequenos aprendem durante o projeto, são situações que parecem corriqueiras, mas que para mim, enquanto professora, permite confirmar a profissão certa: sou professora!”