Brincando de Cientista – conhecendo o meio em busca do desconhecido
“ Nós aprendemos que a planta precisa de água, que ela tem raiz, que é igual a gente, que precisa do calor do sol e se não tiver água ela morre e que os animais precisam de comidinha.
Turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos um passeio curioso na Vila Alfredo Brenner e muitas foram as curiosidades das crianças, dentre os diversos animais e plantas que suscitaram interesse, priorizamos em uma roda de conversa pesquisar sobre o meio em que vivemos incluindo estas curiosidades.
Objetivos
Observar e explorar o meio em que vive de forma curiosa, percebendo-se como parte integrante, dependente e agente de transformação, a fim de ter uma convivência e um respeito maior com as diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar: as famílias, vizinhos da escola;
Veterinário Carlos Motta
Articulação com o currículo
1.Observando a vida de uma plantinha: com a ajuda de uma lupa observamos as partes de uma plantinha, relacionando com as partes do nosso corpo, observamos a raiz, os galhos, as folhas e as flores ou frutos. Abrimos as frutinhas para observar melhor;
2.Plantando e cuidando a nossa plantinha: plantamos uma florzinha que eles irão levar para casa e dar continuidade com os pais;
3.Roda de conversa com uma morada da Vila para entendermos sobre os cuidados que devemos ter com as plantas;
4.Confeccionamos uma mascote para a turminha e utilizamos como objeto da palavra, onde em uma rodinha de conversa somente terá o poder da fala quem estiver com o mascote;
5. Confecção dos Joguinhos da memória e quebra-cabeça;
6. O que os animais comem? Pesquisamos junto às famílias as características de alguns animaizinhos;
7. A partir dos animaizinhos pesquisados confeccionamos maquetes, cartazes e livrinhos com as características dos animais;
8. Colagens com sementes e experiências.