Cana-de-açúcar
“ "Foi um projeto muito proveitoso, onde eu e meus colegas tiramos muitas dúvidas quanto a cana-de-açúcar, e , pudemos ampliar muito mais nosso conhecimento, além de podermos saborear um delicioso caldo de cana, o qual alguns de meus colegas não conheciam até o presente momento."
Gustavo Martins de Souza | aluno(a)
Expedição Investigativa
O local visitado foi a venda de caldo de cana, que está localizada no município de Pato Branco. Os estudantes questionaram sobre o processo do caldo de cana, se os donos gostam do trabalho, as épocas do ano que tem mais venda, de onde vem e para onde vão os produtos fabricados pela cana-de açúcar . Os estudantes observaram, tiraram fotos, fizeram perguntas para o dono do comércio e anotaram.
Objetivos
Envolver os alunos, sistematicamente, no processo de aquisição e interação com o saber, buscando compreender o espaço onde vivem, ao mesmo tempo em que agregam habilidades e competências na construção de conhecimentos que tenham significado para o aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Recebemos a visita de um agricultor na escola,o qual fez a demonstração do processo da extração do caldo de cana com o uso de um trator. Foram envolvidos nesta tarde alunos, professores, família, direção, equipe pedagógica, técnico agrícola, comerciante.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS
- Plantas- Alimentação- Hábitos de higiene (física, mental e social)
- Cuidados com a saúde; Tipos de Solo
LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos de vários gêneros- Compreensão- Interpretação
- Ortografia- Produção textual- Encontros vocálicos-Tipos de frases (pontuação)- Separação silábica- Substantivos
MATEMÁTICA
- Sistema de numeração decimal- Números ordinais- Número e numeral- Numerais romanos- Cálculos e problemas envolvendo as quatro operações bem como lucro e prejuízo- Sistema monetário- Medidas de massa, tempo e capacidade