Investigadores do Ipê
“ Gostamos de participar e de fazer as atividades sobre Ipês, foi diferente, cada dia aprendíamos coisas novas. Investigamos, decidimos o que queríamos e íamos fazer, foi um ano com muitas surpresas.
Turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
No dia 23 de agosto a turma do 3º ano realizou sua primeira investigação, um passeio curioso pela praça do bairro e seus arredores, onde observaram vários elementos, entre eles quadra de areia, árvores, espaço das bandeiras, vegetação do local, passarinhos, caturrita, pinheiros, azaléias, ameixas, entre outros.
Objetivos
Conhecer as características dos ipês relacionando com a natureza e desenvolvendo o espírito de pesquisa.
Comunidade de Aprendizagem
Instituto Federal de Ibirubá
Secretaria de Meio Ambiente
Familiares dos alunos
Articulação com o currículo
Pesquisa em fontes virtuais sobre as curiosidades referentes aos Ipês - interpretação de imagens, leitura e interpretação sobre as curiosidades, pequenos textos, adjetivos;
Construção da árvore - painel interativo – pintura, colagem, dobradura, cores, formas - artes ipê na sala de aula para organizar as descobertas do projeto e dos nossos sonhos perceber as diferenças - filosofia – as partes da planta e suas funções - ciências;
Levantamento – pesquisa exploratória com as famílias;
IFF – oficina sobre plantio de Ipê na escola - plantio, solo, partes da planta, clima, vegetação, paisagem, etc.– registro através relatório estruturado na caderneta;
Roda de conversa com a Secretaria de Meio Ambiente – legislação ambiental;
Experiência de germinação – Girassol - semente; Experiência da fotossíntese;
Construção de história coletiva e Histórias matemáticas sobre os ipê
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De tudo o que vimos, as crianças ficaram encantadas com a ameixeira e com os ipês, foi preciso fazer uma votação para escolher nosso objeto de estudo, sendo a maioria dos votos para o ipê.