Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“TODAS AS LEITURAS POR UM MUNDO MELHOR” Apresentadas paródias, fábulas, contos entre outros.Depois foi a vez dos gêneros textuais. teve o concurso de desenho, onde o melhor desenho da turma seria escolhido e pintado no muro da escola. O desenho foi escolhido através do tema da leitura.Fizemos um portfólio envolvendo todas as atividades do projeto.Na minha opinião o projeto foi ótimo, se envolveram bastante. O projeto: Todas as leituras por um Mundo Melhor, será sempre lembrado por nós alunos que fizemos parte dele.
Daniela Vieira Menegaz | aluno(a)
Expedição Investigativa

Como podemos aprender mais e melhor? Constatou-se que a leitura é a chave para a resposta. Assim sendo, a expedição investigativa se deu através da aplicação de um questionário onde os alunos do 6º ano A B e C do Ensino Fundamental ficaram com a responsabilidade de aplicar para 80 pessoas, na área urbana e rural de diferentes faixas etária. As perguntas foram relacionadas a leitura, partindo da problemática inicial e a preferência dos alunos

Objetivos

Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção, funcionários, pais e pessoas da comunidade, que ajudaram nesse trabalho.

Articulação com o currículo

As disciplinas da área de Linguagens e suas Tecnologias como responsáveis pelo projeto e com o envolvimento das outras áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A interdisciplinaridade é um dos fatores que favorecem a articulação dos saberes de modo a levar os alunos a se interessarem pelos conhecimentos mobilizados na sala de aula.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica proporcionou aos nossos educandos momentos de múltiplas leituras que despertaram neles o gosto e o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno pode perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Telles Colpani

Diretor
Inês Giacomel Meneghel - Neusa Maria Felini de Aguiar Werle

Turma
6º,7º, 8º e 9º ano

Número de alunos
232

Educadores
Ana Maria Della Latta Araldi,, Ivanir Rizzi, Ivone Marini, Lindair Rizzi, Marisa F.C.Soligo, Zulmara Della Latta, Giselda Helena Della Latta da Rosa, Sirlei Guisolfi.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges – Faculdade IDEAU
Essa foi uma oportunidade para unir teoria e prática, aprimorando as várias competências que são desenvolvidas quando trabalhamos com projeto, pois o conhecimento aconteceu com toda a comunidade escolar. A leitura não ficou somente na escola, também na família. A cooperação, as trocas, as assimilações, e elaborações, tornou o educando um ser ativo a caminho da construção do conhecimento, abrindo possibilidades em aprender com prazer, formando habilidades aliadas à cidadania.
Marisa Fátima Chiesa Soligo | Professor(a)