Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

TODAS AS LEITURAS POR UM MUNDO MELHOR É motivante ver um projeto tão bem elaborado que envolveu toda comunidade escolar e que de alguma forma nos despertou um interesse maior pelo hábito da leitura. Foi uma ótima experiência, poder acompanhar o desenvolvimento e as atividades propostas pelo projeto que com certeza acrescentaram conhecimento para nós alunos e também as mudanças que aconteceram na escola. Sinto-me grata em poder ter acompanhado o desenvolver desse programa.
ANDRÉLI SLOMP BELTRAME | aluno(a)
Expedição Investigativa

Como podemos aprender mais e melhor? Constatou-se que a leitura é a chave para a resposta. Assim sendo, a expedição investigativa se deu através da aplicação de um questionário onde os alunos dos 2º anos do Ensino Médio ficaram com a responsabilidade de aplicar para 80 pessoas, na área urbana e rural de diferentes faixas etária. As perguntas foram relacionadas a leitura, partindo da problemática inicial e a preferência dos alunos "PROJETO 'TODAS AS LEITURAS POR UM MUNDO MELHOR'.

Objetivos

Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, funcionários, comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Com o projeto foi trabalhado a interdisciplinaridade, os educadores e educandos trabalharam em conjunto dentro das suas áreas do conhecimento.
ÁREA DAS LINGUAGENS: Apresentação do projeto para a comunidade escolar, criação do Baú Literário, Sorteio dos Gêneros Literários, Vídeos, Divulgação dos acervos literários, produção de texto através da escrita e do desenho, A hora da leitura envolvendo alunos, professores e funcionários, sarau da poesia, dramatização, declamação de poesias, pintura no muro com o motivo de leitura, regionalismo, teatros, paródias e entrevero cultural, contexto histórico dentro da literatura.MATEMÁTICA: Gráficos, tabelas, porcentagem baseado nos resultados do questionário aplicado na área rural e urbana do município.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Estudo de textos relacionados com os problemas do Meio Ambiente, saúde física e mental,reciclagem de gordura para a fabricação do sabão, concurso de fotos sobre o MEIO AMBIENTE.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual João XXIII

Diretor
Delfina Magnabosco

Turma
1ºAD, 2ºAD, 2ºBD, 3ºAD, 3ºBD, 1ºUN, 2ºUN, 3ºUN, T7, T8, T9, TI e TII

Número de alunos
250

Educadores
Adenir Perin, Clarice Plfer, Elizer Cecco, Ivane Pasa, Marisa F. C. Soligo, Marilde Peccini, Marlene Fistarol, Salete Beatriz Campagna, Zulmara Della Latta.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges – Faculdade IDEAU
Trabalhar o projeto foi extremamente prazeroso, pois, através dele acabamos por descobrir talentos que de outra forma talvez não fosse possível. Percebemos o interesse dos alunos em buscar a realização das atividades que por eles foram propostas e a sua satisfação em poder mostrar para os colegas os resultados alcançados.
Marlene Fistarol | Professor(a)