Amigos da Leitura e dos jogos
“ Eu adoro levar a sacola para casa, ela é colorida e tem lápis de cor e um caderno que a mãe me ajuda a desenhar e pintar. Também gosto de contar a historinha para os meus colegas.
Gabriele Ribeiro Dotto | aluno(a)
Expedição Investigativa
Tanto na biblioteca Pública quanto da escola, os alunos exploraram o ambiente, manusearam os livros, leram e ouviram histórias relatadas pelos professores e colegas. Na sala de jogos, inicialmente observaram os jogos que foram disponibilizados na sala, logo após os mesmos escolheram os que gostariam de jogar. Pergunta Exploratória: Para que serve a biblioteca e o que encontramos lá?
Objetivos
Fornecer subsídios para o desenvolvimento e aprimoramento na área da linguagem de maneira lúdica e prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Linguagem, Raciocínio Lógico-matemático, Oralidade, Artes:
• Expressão Corporal e Raciocínio Lógico;
• Contato com livros da literatura infantil;
• Produzir textos com coerência, criatividade e criticidade;
• Dramatização e confecção de livros de histórias;
• Atividades de desenhar, colorir, pintar, rasgar, cortar, colar e montar;
• “Talentos na escola”(as crianças irão se apresentar na escola);
• Alunos levarão a “bolsa da Leitura” para casa, logo após, os mesmos farão um relato oralmente para seus colegas;
• Alunos simularão compras utilizando o sistema monetário;
• Durante a aula e no período do recreio será disponibilizado um baú com livros de vários gêneros textuais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após expedição investigativa, os alunos relataram o que observaram na biblioteca pública e na sala de jogos da escola. Na biblioteca pública os alunos observaram que muitos livros encontram-se rasgados, faltando páginas e apresentando mau cheiro. O ambiente é pequeno e com pouca luminosidade. A sala de jogos da escola foi aprovada pelos alunos. Neste momento de conversa, foi realizada a escolha do nome do projeto: “Amigos da leitura e dos jogos"