Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo melhor Restinga Sêca Fizemos entrevistas com algumas pessoas da comunidade e com outras professoras que não pertencem a escola. Foi confeccionada uma planta baixa em cartolina do caminho da escola até nossa casa, possibilitando assim visualizarmos o nosso trajeto. O projeto também possibilitou a oportunidade de entrevistar algumas pessoas ilustres da comunidade as quais foram muito educadas e compreensivas em nos relatar fatos marcantes da nossa cidade.
Flavia Irlene | aluno(a)
Expedição Investigativa

As turmas do quarto ano A e B realizaram um passeio com a professora Patricia Siqueira da Silva, na Estação Férrea e na Caixa d’Água que antigamente abastecia os trens em Restinga Sêca. A pergunta exploratória foi: ”Como surgiu a nossa cidade?
As turmas do quinto ano A e B realizaram um passeio, com a professora Ieda Romana Altermann Prodorutti, nas ruas próximas à Escola Francisco Giuliani. A pergunta foi: “Se alguém perguntar pra você onde fica a sua Escola, como você irá responder?”


Objetivos

Reconhecer fatos da história e da atualidade do seu município, fazendo com que os alunos percebam e entendam os problemas e particularidades locais, conhecendo-o e valorizando-o como lugar onde vivemos e que cabe a cada um participar e buscar soluções para construir um município melhor.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

• Todas Disciplinas: Palestra sobre a História do Município, Palestra sobre o Progresso do Município, Palestra sobre os serviços do Correio em nosso município;
• Português: Construção do livro histórico do município e Redigir cartas e postar no correio;
• Português, História e Geografia: Construção de um mural com fotos e histórico do passado e do presente da nossa cidade;
• Educação Artística: Construção de uma Maquete do Município;
• Educação Artística: Construção da Planta Baixa do trajeto realizado pelo aluno;
• Matemática e Ciências: Visita a Corsan; Construção de Maquete sobre o tratamento da água no município;
• Matemática: Pesquisa sobre os dados da economia e população do município, formando gráficos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na volta da expedição os alunos dos quartos anos falaram o que eles viram de novo, fazendo uma comparação entre o passado e o presente, concluindo que as coisas mudaram, que atualmente o local onde nossa cidade nasceu está abandonado.Na volta da expedição os alunos dos quintos anos comentaram que a Escola precisa ter o número descrito no prédio e, escreveram os nomes e endereços da escola e dos pontos de referência visitados e, localizaram no mapa da cidade que está exposto na sala de aula.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO GIULIANI

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
4º Ano A e B e 5º Ano A e B

Número de alunos
93

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O estimula a pesquisa, a cooperação e desenvolve diversas habilidades. Nosso projeto foi desenvolvido para que os alunos conhecessem melhor nossa cidade e foi muito interessante, pois os alunos envolveram-se com o mesmo, demonstrando entusiasmo e revelando habilidades que até então eram desconhecidos. O projeto que realizamos atingiu os objetivos propostos, nos deixando satisfeitos com os resultados.
Daiane Grigoletto Joras | Professor(a)