Conhecendo melhor Restinga Sêca
“ Fizemos entrevistas com algumas pessoas da comunidade e com outras professoras que não pertencem a escola. Foi confeccionada uma planta baixa em cartolina do caminho da escola até nossa casa, possibilitando assim visualizarmos o nosso trajeto. O projeto também possibilitou a oportunidade de entrevistar algumas pessoas ilustres da comunidade as quais foram muito educadas e compreensivas em nos relatar fatos marcantes da nossa cidade.
Flavia Irlene | aluno(a)
Expedição Investigativa
As turmas do quarto ano A e B realizaram um passeio com a professora Patricia Siqueira da Silva, na Estação Férrea e na Caixa d’Água que antigamente abastecia os trens em Restinga Sêca. A pergunta exploratória foi: ”Como surgiu a nossa cidade?
As turmas do quinto ano A e B realizaram um passeio, com a professora Ieda Romana Altermann Prodorutti, nas ruas próximas à Escola Francisco Giuliani. A pergunta foi: “Se alguém perguntar pra você onde fica a sua Escola, como você irá responder?”
Objetivos
Reconhecer fatos da história e da atualidade do seu município, fazendo com que os alunos percebam e entendam os problemas e particularidades locais, conhecendo-o e valorizando-o como lugar onde vivemos e que cabe a cada um participar e buscar soluções para construir um município melhor.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
• Todas Disciplinas: Palestra sobre a História do Município, Palestra sobre o Progresso do Município, Palestra sobre os serviços do Correio em nosso município;
• Português: Construção do livro histórico do município e Redigir cartas e postar no correio;
• Português, História e Geografia: Construção de um mural com fotos e histórico do passado e do presente da nossa cidade;
• Educação Artística: Construção de uma Maquete do Município;
• Educação Artística: Construção da Planta Baixa do trajeto realizado pelo aluno;
• Matemática e Ciências: Visita a Corsan; Construção de Maquete sobre o tratamento da água no município;
• Matemática: Pesquisa sobre os dados da economia e população do município, formando gráficos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na volta da expedição os alunos dos quartos anos falaram o que eles viram de novo, fazendo uma comparação entre o passado e o presente, concluindo que as coisas mudaram, que atualmente o local onde nossa cidade nasceu está abandonado.Na volta da expedição os alunos dos quintos anos comentaram que a Escola precisa ter o número descrito no prédio e, escreveram os nomes e endereços da escola e dos pontos de referência visitados e, localizaram no mapa da cidade que está exposto na sala de aula.