De coração para coração: aprendizagem por meio da afetividade
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa se deu através da observação de que os alunos no período de adaptação e acolhimento, no contato com as professoras respondem aos estímulos de afeto e em conseqüência disso se desenvolvem melhor.
Etapas: Planejamento das professoras, para a definição das atividades; realização das atividades e coleta dos dados com definição.
Objetivos
ESTIMULAR POR MEIO DA AFETIVIDADE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INDIVIDUAL E SOCIAL
Comunidade de Aprendizagem
Dickel Tessari, Bergonci, Klein Dickel, Motta da Silva, Cardoso de Oliveira, Oliveira, Santos Toledo, Missio, Soares Cocenski, Malgarin, Piacini, Pimentel, Soares, Dinkoski Brandt, Klein, Silva dos Santos, Soares, Palinski, Chagas, Gomes de Vargas, Petri Laabs, Swarowski Spanick, Zerbieli, Silva, Assunção, Schlindwein, Prates Carvalho Buratti, Nunes Duarte, Martins da Silva, Santos, Lauchner, Dalla Lana Rodhen, Schull, entre outros.
Articulação com o currículo
Identidades e Autonomia: Adquirir confiança em si mesmo, desenvolvendo o sentimento de auto-estima e interagindo com o meio social em que vive. Desenvolver a confiança, a afetividade, o cuidado, a tolerância consigo e com o próximo.
Movimento: Conviver em grupo, respeitando o outro e criando um elo de amizade e confiança; Motricidade fina: preensão, encaixe.
Viso motricidade: direção, deslocamento, noção de espaço usando o corpo como medida.
Arte: Expressar seus sentimentos e emoções através da música.
Expressar-se e comunicar-se, atribuindo sentido e sensações, sentimentos, pensamentos e realidade, por meio da criação do fazer artístico.
Linguagem oral: Internalizar a linguagem verbal para comunicar-se através da linguagem não verbal; Elaborar e responder perguntas,
Natureza: Os sentidos (visão, audição, tato); Explorar o ambiente, oportunizando o relacionamento com outras pessoas, animais, plantas e objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse.