As construções de Nova Palma: história, memória e relações entre passado e presente.
“ Eu acho bem legal ele nos incentiva a fazer coisas diferentes e com o tempo a gente começa a se interessar mais e mais e depois pode virar uma rotina para sair pesquisando coisas que agente nem se quer sabia que existia.
Guilherme e Aline | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada foi: Como você percebe as transformações ocorridas nas construções no município de Nova Palma? Os alunos levaram essa pesquisa para casa, a fim de poder observar o seu dia-a-dia e os espaços por onde eles transitam, no trajeto da sua casa até a escola. Vários alunos percorreram as ruas da cidade, identificando e registrando as construções antigas que representam a história e a memória do município.
Objetivos
Estudar as transformações ocorridas nas construções e edificações de Nova Palma ao longo do tempo para que os alunos possam ampliar a concepção do crescimento da cidade, resgatando algumas histórias importantes no município.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Matemática: Identificar Unidades adequadas para medir superfícies; calcular área de plantas baixas;
• Informática: Pesquisar e observar diversas construções antigas e modernas, observar plantas altas e baixas;
• Artes: Reconhecer plantas altas e plantas baixas, desenhar diversos, tipos de plantas, construção das Plantas altas/baixas
• Geografia: Trabalhar com as transformações do espaço ao longo do tempo; Atividade de localização espacial: trajeto de casa até a escola;
• Matemática: Identificar Unidades adequadas para medir superfícies; calcular área de plantas baixas;
• Informática: Pesquisar e observar diversas construções antigas e modernas, construções de maquetes sobre os locais/construções antigas e/ou patrimônios históricos da cidade;
• História; Desenvolvimento da pesquisa histórica através das fontes históricas, Entrevistas com moradores das casas/edifícios antigos, Mapeamento dos lugares históricos através da pesquisa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo foi realizado através de reuniões com os professores e alunos, com o intuito de sistematizar os dados a fim de organizar os temas que contemplem a maior parte das respostas oriundas da Expedição, as quais trazem a necessidade de ser trabalhado a temática das construções/edificações. Assim, o projeto do 6º ano é: “As construções de Nova Palma: história, memória e relações entre passado e presente”, título este, escolhido pelos alunos.