Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As construções de Nova Palma: história, memória e relações entre passado e presente. Eu acho bem legal ele nos incentiva a fazer coisas diferentes e com o tempo a gente começa a se interessar mais e mais e depois pode virar uma rotina para sair pesquisando coisas que agente nem se quer sabia que existia.
Guilherme e Aline | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória utilizada foi: Como você percebe as transformações ocorridas nas construções no município de Nova Palma? Os alunos levaram essa pesquisa para casa, a fim de poder observar o seu dia-a-dia e os espaços por onde eles transitam, no trajeto da sua casa até a escola. Vários alunos percorreram as ruas da cidade, identificando e registrando as construções antigas que representam a história e a memória do município.

Objetivos

Estudar as transformações ocorridas nas construções e edificações de Nova Palma ao longo do tempo para que os alunos possam ampliar a concepção do crescimento da cidade, resgatando algumas histórias importantes no município.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Matemática: Identificar Unidades adequadas para medir superfícies; calcular área de plantas baixas;
• Informática: Pesquisar e observar diversas construções antigas e modernas, observar plantas altas e baixas;
• Artes: Reconhecer plantas altas e plantas baixas, desenhar diversos, tipos de plantas, construção das Plantas altas/baixas
• Geografia: Trabalhar com as transformações do espaço ao longo do tempo; Atividade de localização espacial: trajeto de casa até a escola;
• Matemática: Identificar Unidades adequadas para medir superfícies; calcular área de plantas baixas;
• Informática: Pesquisar e observar diversas construções antigas e modernas, construções de maquetes sobre os locais/construções antigas e/ou patrimônios históricos da cidade;
• História; Desenvolvimento da pesquisa histórica através das fontes históricas, Entrevistas com moradores das casas/edifícios antigos, Mapeamento dos lugares históricos através da pesquisa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O conselho de grupo foi realizado através de reuniões com os professores e alunos, com o intuito de sistematizar os dados a fim de organizar os temas que contemplem a maior parte das respostas oriundas da Expedição, as quais trazem a necessidade de ser trabalhado a temática das construções/edificações. Assim, o projeto do 6º ano é: “As construções de Nova Palma: história, memória e relações entre passado e presente”, título este, escolhido pelos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
6º Ano

Número de alunos
17

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto do 6º ano tem por tema as construções antigas no município de Nova Palma com o objetivo de analisar através das construções, as noções de passado/presente, memória e patrimônio histórico, bem como as características da sociedade através de suas construções ao longo do tempo, para que os alunos sintam-se participantes e sujeitos ativos da história.
Monica Rossato | Professor(a)