Classificação: Sociedade
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Promovendo a igualdade através da diferença A experiência da diversidade foi muito importante para meu neto. Percebi que despertou o respeito pelas pessoas. Fica bravo quando chamam alguém de gordo e também quando falam que o cabelo de sua irmã é ruim.
Sueli Faria de Oliveira - Avó | responsável
Expedição Investigativa

A boa pergunta: Como conviver com as diferenças?
O local escolhido para a expedição investigativa foi a Escola Especial 19 de Junho -APAE. As crianças observaram as atividades realizadas pelos alunos e também os trabalhos dos professores e especialistas.

Objetivos

Trabalhar a socialização com as crianças, respeitando as diferenças individuais, a fim de proporcionar a igualdade dentro da desigualdade.

Comunidade de Aprendizagem

Visita a sala de Deficiência visual - DV, com orientação dos materiais que são utilizados pelos alunos na sala de aula; palestra em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, direcionada pela professora Aline de Souza Posso (portadora de deficiência Auditiva); exposição com orientação da fisioterapeuta da APAE.

Articulação com o currículo

Eixo Identidade, Autonomia: características físicas pessoais, a identidade, nome, sobrenome, necessidade, hábitos e costumes;
Movimento: circuito, Educação Física, órgãos do sentido, coordenação motora;
Linguagem Verbal e Não Verbal: dramatização, atenção auditiva, textos informativos, biografia, poesia, releitura, lenda, música;
Matemática: processos mentais, conceitos matemáticos, calendário, números, forma,contagem, gráficos, tabelas e figuras geométricas;
Linguagem Artística: cores, formas, imagens, expressividade e sons;
Natureza e Sociedade: organização dos grupos sociais.


Ficha Técnica
Escola
Cmei Recanto Feliz

Turma
Jardim II A

Número de alunos
19

Educadores
Adriana Gabarrão Astori, Marisa Borjes Coelho Grotto, Claudia Caliani Scalco, Marina de Souza Posso

Estado
Paraná

Município
Pérola

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PEROLA

Apoiadores
Aline de Souza Posso, Fábia Carolina Teixeira Kai

No decorrer de projeto, percebi o interesse e a mudança de atitude das crianças, porque através da metodologia aplicada elas têm a oportunidade de serem construtoras de seu próprio saber.
Renata Duarte de Oliveira | Professor(a)