Descobrindo a paixão pela leitura
“ Nós começamos as atividades do projeto indo ao Centro de Pesquisa Genealógicas, depois fizemos um piquenique na praça. Depois fizemos um tapete de retalho que é para nós sentarmos para ler. Nós estamos fazendo um livro bem legal. A professora trabalhou com nós teatro e a nossa certidão de nascimento e a atividade nós colamos no cartaz. Também fizemos a árvore genealógica da nossa família.
Ana Clara Bortolin | aluno(a)
Expedição Investigativa
Fomos até o Centro de Pesquisa Genealógica em Nova Palma com os alunos e lá eles puderam perceber que não existe apenas livros de histórias que eles tem acesso na escola, mas que a vida deles também pode estar documentada através de registros. Pergunta exploratória: Qual é o tipo de leitura que eu mais gosto?
Objetivos
Desenvolver nos alunos o hábito de ler os mais variados tipos de leitura, a imaginação e a escrita a partir das leituras realizadas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Utilizar uma pasta com vários tipos de leituras como textos, livros infantis, revistas em quadrinhos, jornais, revistas, e um caderno para anotações;
• Artes: Tapete de retalhos e almofadas;
• História e geografia: Análise e conhecimento da Certidão de nascimento dos alunos;
• Ciências Árvore genealógica dos alunos;
• Matemática: Criação de histórias matemáticas com a quantidade de livros lidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando voltamos para a escola os alunos comentaram que havia variados tipos de leitura no Centro de Pesquisa Genealógica os quais não tinham o conhecimento destes registros familiares existentes, achando este modo de documentação muito interessante, pois era feito manualmente, onde nos dias atuais esses documentos estão sendo registrados através da tecnologia. Perceberam que lá havia a história de muitas famílias e que precisamos da leitura para nos orientar.