Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo a paixão pela leitura Nós começamos as atividades do projeto indo ao Centro de Pesquisa Genealógicas, depois fizemos um piquenique na praça. Depois fizemos um tapete de retalho que é para nós sentarmos para ler. Nós estamos fazendo um livro bem legal. A professora trabalhou com nós teatro e a nossa certidão de nascimento e a atividade nós colamos no cartaz. Também fizemos a árvore genealógica da nossa família.
Ana Clara Bortolin | aluno(a)
Expedição Investigativa

Fomos até o Centro de Pesquisa Genealógica em Nova Palma com os alunos e lá eles puderam perceber que não existe apenas livros de histórias que eles tem acesso na escola, mas que a vida deles também pode estar documentada através de registros. Pergunta exploratória: Qual é o tipo de leitura que eu mais gosto?

Objetivos

Desenvolver nos alunos o hábito de ler os mais variados tipos de leitura, a imaginação e a escrita a partir das leituras realizadas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Português: Utilizar uma pasta com vários tipos de leituras como textos, livros infantis, revistas em quadrinhos, jornais, revistas, e um caderno para anotações;
• Artes: Tapete de retalhos e almofadas;
• História e geografia: Análise e conhecimento da Certidão de nascimento dos alunos;
• Ciências Árvore genealógica dos alunos;
• Matemática: Criação de histórias matemáticas com a quantidade de livros lidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando voltamos para a escola os alunos comentaram que havia variados tipos de leitura no Centro de Pesquisa Genealógica os quais não tinham o conhecimento destes registros familiares existentes, achando este modo de documentação muito interessante, pois era feito manualmente, onde nos dias atuais esses documentos estão sendo registrados através da tecnologia. Perceberam que lá havia a história de muitas famílias e que precisamos da leitura para nos orientar.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
4º ano

Número de alunos
35

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
No projeto desenvolvido pelo 4º ano, acredito o mesmo foi bem recebido pelos alunos e professoras, e de maneira geral foi bem desenvolvido, pois realizamos todas ou quase todas as atividades propostas e ainda acrescentamos algumas que não estavam planejadas. Isso demonstra o envolvimento geral dos alunos e professores.
Elisiane Bortoluzzi Scrimini | Professor(a)