O despertar da arte na educação infantil
“ Quando a turma de minha filha foi à biblioteca, ela chegou em casa dizendo que adorou visitar a biblioteca, que lá tem muitos livros e que adora quando alguém lê uma história para ela. E, agora, sempre me pede para levá-la à biblioteca. Quando foram visitar a escola de música, chegou em casa dizendo que queria aprender a tocar bateria.
Juliana P. Martins Reis | responsável
Expedição Investigativa
A boa pergunta: O que é preciso fazer pra ser um artista?
A Expedição Investigativa foi realizada na Escola de Arte e Música. O professor Ronie demonstrou os instrumentos musicais para que as crianças pudessem observar o som que cada um apresenta.
Objetivos
Valorizar a arte na educação infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Visita à biblioteca com orientação do responsável pela cultura; visita à Escola de Arte e Música.
Articulação com o currículo
Eixo Identidade Autonomia: identidade pessoal, características físicas pessoais, hábitos e costumes;
Movimento: órgãos do sentido, esquema corporal;
Linguagem Verbal e Não Verbal: dramatização, atenção auditiva, textos informativos, biografia, poesia, releitura, lenda, música;
Matemática: quantidade, figuras geométricas;
Linguagem Artística: cores, formas, imagens, composição, fontes sonoras, elementos musicais, instrumentos musicais, expressividade e sons;
Natureza e sociedade: organização dos grupos sociais.