Projeto Musical
“ Eu gosto desse projeto porque ele nos ensina a aprender os sons, a tocar os instrumentos que construímos. A gente viu coisas que nunca tinha visto, me sinto feliz com este projeto porque tem instrumentos legais.
Maria Eduarda Bopp Azambuja | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com base na pergunta exploratória “Que som é esse?" Nossa expedição investigativa foi realizada no quartel da Brigada em Santa Maria, onde os alunos foram assistir a Banda da Brigada Militar. Além da pergunta norteadora, os alunos também deveriam responder a outros questionamentos como: o que você está ouvindo? De onde vem os sons? Todos os instrumentos fazem o mesmo som? No dia da expedição estavam todos muito ansiosos pela viagem e pela expectativa de ouvir a banda.
Objetivos
Desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes tipos de músicas e sons e resgatar com eles as cantigas de roda e músicas gaúchas, distanciando-os dessa cultura das músicas da moda de linguagem pobre e pouco educativa, ampliando assim a concentração e estimulando a atenção.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Desenvolvimento da percepção auditiva com relação aos elementos básicos da linguagem musical: o pulso, o ritmo, o compasso e as notas musicais. E a apreciação de diferentes estilos musicais.
• Realização de questionamentos com familiares, fazendo um resgate histórico das canções infantis. Atividades de escrita das letras das músicas.
• Percepção de forma prática dos elementos musicais, contato com instrumentos de percussão e apreciação.
• Produzir com os alunos dispositivos sonoros, cujo objetivo é demonstrar os quatro parâmetros do som que são : altura, intensidade, duração , e timbre.
• Trabalhar a preservação do meio ambiente e sustentabilidade com a utilização de materiais recicláveis para construção de instrumentos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos chegaram da expedição e realizaram uma atividade na sala de aula respondendo para a professora algumas questões relacionadas à visita e o desenho dos instrumentos. Foi realizada a votação da escolha do nome do projeto, tendo como nome mais votado o: “Projeto Musical"