Perguntar é preciso: A iniciação científica nos anos iniciais
“ “Vimos muitas, flores, borboletas e passarinhos. Pude sentir o ar, o calor do sol e o vento. Foi bom! “
Gabriel | aluno(a)
Expedição Investigativa
Quais são as minhas curiosidades?
O que eu quero aprender nas aulas de ciências?
Etapas:Construção do terrário com os alunos do 6º ano; Observação do terrário com os alunos do 4º ano e o despertar do interesse; Questionamentos; definição dos temas a serem abordados de forma apreciativa; escolha das experiências práticas e saídas a campo; execução das ações; Registro das atividades e análise do projeto.
Objetivos
Proporcionar o conhecimento científico através da experimentação em ciências, para assim explicar sobre temas variados e as curiosidades do dia-a dia.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade Escolar
Articulação com o currículo
Ciências: ecossistema terrestre, fatores bióticos e abióticos, ciclo da água, fotossíntese e camadas do solo; Observação dos três estados físicos da água; Ciclo a água; variação de temperatura; Separação dos fatores bióticos e abióticos; Cadeias alimentares; herbívoros; carnívoros, onívoros; decompositores, produtores; Vertebrados; invertebrados; Grupos: peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e aves.
Português: Elaboração de relatório a partir dos conceitos aprendidos; produção textual.
Artes: Ilustração do terrário e identificação das partes que o compõem; Registro no caderno através de um texto informativo; Ilustração do ciclo da água; Produção de cartazes de diferentes cadeias alimentares; Árvore dos valores.
Matemática: Interpretação de gráficos sobre o tempo de vida e velocidade dos animais. Tabuada do 6 (insetos – 6 patas) e tabuada do 8 (aracnídeos – 8 patas).
Ensino Religioso: Dinâmica da árvore.