Classificação: Iniciação Científica
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Perguntar é preciso: A iniciação científica nos anos iniciais “Vimos muitas, flores, borboletas e passarinhos. Pude sentir o ar, o calor do sol e o vento. Foi bom! “
Gabriel | aluno(a)
Expedição Investigativa

Quais são as minhas curiosidades?
O que eu quero aprender nas aulas de ciências?
Etapas:Construção do terrário com os alunos do 6º ano; Observação do terrário com os alunos do 4º ano e o despertar do interesse; Questionamentos; definição dos temas a serem abordados de forma apreciativa; escolha das experiências práticas e saídas a campo; execução das ações; Registro das atividades e análise do projeto.

Objetivos

Proporcionar o conhecimento científico através da experimentação em ciências, para assim explicar sobre temas variados e as curiosidades do dia-a dia.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar

Articulação com o currículo

Ciências: ecossistema terrestre, fatores bióticos e abióticos, ciclo da água, fotossíntese e camadas do solo; Observação dos três estados físicos da água; Ciclo a água; variação de temperatura; Separação dos fatores bióticos e abióticos; Cadeias alimentares; herbívoros; carnívoros, onívoros; decompositores, produtores; Vertebrados; invertebrados; Grupos: peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e aves.
Português: Elaboração de relatório a partir dos conceitos aprendidos; produção textual.
Artes: Ilustração do terrário e identificação das partes que o compõem; Registro no caderno através de um texto informativo; Ilustração do ciclo da água; Produção de cartazes de diferentes cadeias alimentares; Árvore dos valores.
Matemática: Interpretação de gráficos sobre o tempo de vida e velocidade dos animais. Tabuada do 6 (insetos – 6 patas) e tabuada do 8 (aracnídeos – 8 patas).
Ensino Religioso: Dinâmica da árvore.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARCELINO SOARES BUENO

Turma
4º ANO

Número de alunos
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

"O assunto escolhido surgiu a partir de um olhar apreciativo dos alunos, através de questionamentos e curiosidades, a respeito da visualização de um terrário em sala de aula. As crianças tem a necessidade de questionar tudo a sua volta e a ideia de utilizar esses “porquês” se torna uma excelente iniciativa didática. O conhecimento científico não deve se minimizado, os conceitos devem ser mediados de forma correta."
ROSANGELA PÖERCH | Professor(a)