A magia da leitura e da escrita
Expedição Investigativa
O que chamou mais atenção?
Etapas: Diálogo – O que seria a biblioteca municipal, o museu e o que eles encontrariam naquele local?
Passeio – A professora, juntamente com a estagiária, monitora e alunos forma visitar o Centro Cultural onde se encontra a biblioteca municipal e o museu.
Objetivos
Ver a realidade da Criança, com base no contexto social no qual estão inseridos como Ponto de Partida na construção de novos conhecimentos
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade Escolar, sociedade e família
Articulação com o currículo
Português: Textos e historinhas sobre o alfabeto móvel; letras, nomes, letra palito e letra cursiva.
Artes: Confecção de cartazes com o uso do alfabeto; Confeccionar um cadernos com historinhas e nomes interessantes entendendo sua importância.
Matemática: Contar e quantificar as letrinhas dos nomes; quantidade; agrupamento; Numerais; Quantidade e gráfico (interpretação dos gráficos); histórias matemáticas.
Estudo sociais: Contexto social de cada um. Realizar um pesquisa.
Ciências: Nomes dos animais, plantas...confeccionar pelo alfabeto.
Ens. Religioso: Vídeo sobre os valores da cooperação; Valores e respeito ligados a cooperação.
Geografia: Trajeto da casa até a escola.
História: Trabalhar o eu, estudando a origem do nome; Diferenças e semelhanças (ontem e hoje).
ACV: Musicalidade; Ilustração das figuras;Recortes e pinturas.