Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A magia da leitura e da escrita
Expedição Investigativa

O que chamou mais atenção?

Etapas: Diálogo – O que seria a biblioteca municipal, o museu e o que eles encontrariam naquele local?
Passeio – A professora, juntamente com a estagiária, monitora e alunos forma visitar o Centro Cultural onde se encontra a biblioteca municipal e o museu.

Objetivos

Ver a realidade da Criança, com base no contexto social no qual estão inseridos como Ponto de Partida na construção de novos conhecimentos

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade Escolar, sociedade e família

Articulação com o currículo

Português: Textos e historinhas sobre o alfabeto móvel; letras, nomes, letra palito e letra cursiva.
Artes: Confecção de cartazes com o uso do alfabeto; Confeccionar um cadernos com historinhas e nomes interessantes entendendo sua importância.
Matemática: Contar e quantificar as letrinhas dos nomes; quantidade; agrupamento; Numerais; Quantidade e gráfico (interpretação dos gráficos); histórias matemáticas.
Estudo sociais: Contexto social de cada um. Realizar um pesquisa.
Ciências: Nomes dos animais, plantas...confeccionar pelo alfabeto.
Ens. Religioso: Vídeo sobre os valores da cooperação; Valores e respeito ligados a cooperação.
Geografia: Trajeto da casa até a escola.
História: Trabalhar o eu, estudando a origem do nome; Diferenças e semelhanças (ontem e hoje).
ACV: Musicalidade; Ilustração das figuras;Recortes e pinturas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Turma
1º ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
"Cada família visitada deu o seu depoimento sobre o porquê e qual o significado do nome do seu filho(a), alguns relataram que relacionaram o nome dos seus filhos a questão bíblica a influência dos avós, entre outros".
Sueli Lurdes Facioni Hahn | Professor(a)