Reciclando e aprendendo
Expedição Investigativa
Onde encontramos o lixo?
O que fazemos com o lixo em nossas casas?
Como podemos melhorar o destino do lixo?
Etapas:
1º - Conversa com os alunos sobre a presença de lixo no nosso ambiente escolar.
2º - Passeio na comunidade observando a existência de lixo nas proximidades da escola e comunidade.
3º - Colheita dos dados através das perguntas.
4º - Apresentação dos dados através de uma roda de conversa.
Objetivos
Oportunizar condições para reaproveitamento de materiais que teriam como destino os aterros sanitários, transformando e reaproveitando-os em nossas ações diárias, como também em brinquedos e experiências para estudo, desenvolvendo assim hábitos saudáveis e respeito ao meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, funcionários.
Articulação com o currículo
Ciências: Estudar a classificação dos lixos com um texto informativo; Formular uma pergunta com dúvidas para ser respondida durante a conversa com a turma do 5º ano sobre o que é lixo orgânico.
AVC: Confecção de jogo da memória sobre a classificação do lixo; Formas de como podemos reaproveitar o vidro fazendo artesanato: vidros decorados com tecido; Desenvolver a reciclagem do papel e transformá-lo em folhas coloridas para fazer uma agenda.
Português: Entrevista com os pais sobre o que é lixo orgânico e qual é o destino que a família dá para o mesmo; Roda de conversa com a turma para apresentar os dados, e ir listando-os no quadro; contar a história de como surgiu o vidro, e de como ele é formado.
Matemática: Cálculos utilizando os anos que levam os materiais a se decompor; Confecção de jogos com cálculos utilizando litros.
Educação Física: Brincadeiras para classificar o lixo de forma correta.