Brincadeiras: um jeito alegre de aprender
“ "Foi muito legal ouvir as histórias que as pessoas da comunidade nos relataram quando fizemos as
visitas, os brinquedos que fizemos ficaram legais"
Julia | aluno(a)
Expedição Investigativa
O que você mais gosta na escola? O que você gostaria de aprender mais
Etapas: Diálogo com os alunos em sala de aula.
Objetivos
Valorizar o ato de brincar no coletivo e individualmente utilizando brinquedos e brincadeiras antigas e atuais percebendo que pode-se brincar com criatividade, construindo seu próprio brinquedo e incentivando a brincadeira através da integração familiar valorizando os conhecimentos e saber locais.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade local (pais e avós de alunos) alunos professora e funcionária.
Articulação com o currículo
Português: registro da entrevista, relatos; leitura, escrita e interpretação; Gêneros textuais; História em quadrinhos; Singular e plural; Masculino e feminino; Substantivos próprio e comum.
Matemática: Números e cálculos; medidas e gráficos; cálculos das quatro operações
Estudos Sociais: Localização da escola, pontos cardeais, espaço geográfico (estradas próximas da escola); história da comunidade; Zona rural e urbana; Meios de comunicação e transporte de antigamente e recente. Caracterização da comunidade: origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação e higiene.
Ensino religioso: Valores, respeito, união, solidariedade e amizade.
A.C.V: Dramatização, figuras geométricas, dança, brincadeiras de rodas; confecção de brinquedos, dramatização, brincadeiras.