CATIVAR E CRIAR É SÓ COMEÇAR
“ FIQUEI APAVORADO DA FORMA COMO ESTAVA ME ALIMENTANDO, SÓ COMIA DOCES E GORDURAS...
ALUNO 1 | aluno(a)
“ PARABÉNS PELA INICIATIVA ,MINHA FILHA E EU TAMBÉM FIZEMOS UM CANTEIRO EM NOSSA CASA”
MÃE DE ALUNO | responsável
Expedição Investigativa
O QUE ESTAMOS FAZENDO POR NÓS E PELO NOSSO PLANETA?
Etapas:
1º CONVERSA ENTRE PROFESSORES E EQUIPE DIRETIVA COM DEFINIÇÃO E PERGUNTAS A SEREM ENCAMINHADAS AOS PAIS;
2º ENCAMINHAMENTO DE QUESTIONÁRIO;
3º COLHEITA DE DADOS E VERIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS.
4º DESENVOLVIMENTO DO PROJETO;
5º CULMINÂNCIA- 4º ANO(CONFECÇÃO DE CALENDÁRIO 2017 COM FOTOS DO PROJETO) E 5º ANO-PRODUÇÃO DE UM LIVRO COM PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DURANTE O PROJETO).
Objetivos
PROMOVER AOS ALUNOS MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE SUA VIDA, SOBRE O MUNDO EM QUE VIVEM, VALORIZANDO-O E BUSCANDO O SEU MELHOR.
Comunidade de Aprendizagem
ALUNOS;
-PROFESSORA;
-PAIS;
-FUNCIONÁRIAS;
-NUTRICIONISTA (SMECD)-APOIO;
-ENGENHEIRO AGRÔNOMO-COTRIJUI;
-EMATER-GUARDIÕES DAS SEMENTES;
-COMUNIDADE-PRODUTOR DE MANDIOCA;
-ENGENHEIRA DE ALIMENTOS REJANE FORNARI;
-ALUNOS E PROFESSORA DO 5º ANO 1 DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SALTO GRANDE-DERRUBADAS;
-TERAPEUTA NATURALISTA MARCOS A.FORNARI.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO TEXTUAL; ORALIDADE; LISTAR PALAVRAS DA HISTÓRIA EM ORDEM ALFABÉTICA; IDENTIFICAR ANTÔNIMO DAS PALAVRAS.
MATEMÁTICA: CÁLCULOS ENVOLVENDO TEMPO; HISTÓRIAS MATEMÁTICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES, QUILO, VALOR REAL, COMPRA DE PRODUTOS; REPRESENTAÇÃO DE CONJUNTOS (VAZIO, UNITÁRIO, INFINITO E FINITO); CÁLCULO DA CESTA BÁSICA NACIONAL E REGIONAL; ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS NA PESQUISA ORGANIZAREM TABELAS, LEGENDAS E GRÁFICOS.
ESTUDOS SOCIAIS: IDENTIFICAR SERES VIVOS, ALIMENTAÇÃO E HABITAT DOS ANIMAIS; IMPORTÂNCIA DA AMIZADE PARA O BOM RELACIONAMENTO ENTRE OS SERES; A CRISE ALIMENTAR NO MUNDO; REGIONALIZAÇÃO E ROTAÇÃO DE CULTURAS.
CIÊNCIAS: TEXTO INFORMATIVO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, INCLUINDO ALIMENTOS ORGÂNICOS. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS DE ALIMENTOS; FUNÇÕES DE CADA ALIMENTO; PIRÂMIDE ALIMENTAR.
ARTES (ACV): DRAMATIZAR A HISTÓRIA.RELEITURA DA OBRA DE ARTE UTILIZANDO CERA QUENTE E VERNIZ.