Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

As Samambaias Eu achei interessante estudar as samambaias porque descobri que tem muitos tipos diferentes até aqui na escola e nos vizinhos e elas existem desde antes dos dinossauros. Foi legal.
Naiara Ferreira de Melos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Na Expedição Investigativa os estudantes foram orientados a observar todos os elementos visíveis da paisagem no espaço escolar e que poderiam ser objeto de estudo em Ciências. A intenção foi despertar e aprimorar a capacidade de observação a partir da listagem prévia dos conteúdos de Ciências a serem desenvolvidos no ano. Entre outras descobertas e questionamentos, eles encontraram no barranco, batatinhas com raízes e brotos de samambaia.

Objetivos

Ampliar conhecimentos sobre os vegetais, especialmente as samambaias, através de pesquisas, observações e atividades diversas.

Comunidade de Aprendizagem

Pátio escolar e entorno; professora de Ciências da escola Luciane Cansi; Sr. Celso Alberto Basso dono do Orquidário San Sebastian; área de mata ciliar e piso de pedra de uma parada de ônibus com fóssil de vegetais, internet.

Articulação com o currículo

retorno e observação detalhada do local das samambaias no pátio escolar, com registro escrito coletivo.
conversação e explicações “in loco” e na sala de aula com a profe. de Ciências Luciane Cansi sobre as samambaias, suas partes, reprodução, ambiente ideal para seu desenvolvimento e as dúvidas que os alunos apresentaram no momento. Uso de luneta.
pesquisa no dicionário: samambaia, soro, rizoma, tubérculo, esporos;
exploração do pátio escolar e imediações da estrada que dá acesso a escola desde a ponte do Rio Valoroso (200 m) a procura de diferentes espécies de samambaias, pois há um córrego e muitas árvores com vegetação rasteira. Anotações das descobertas, localização, características visíveis do ambiente e das samambaias e coletas de amostras. Confecção de “samambário” com exemplares secados e informações das espécies de samambaias coletadas e fotos.
visita ao Orquidário San Sebastian
entre outros conteúdos e atividades.


Ficha Técnica
Escola
E. E. DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DE LOURDES

Turma
4º e 5º anos multiseriada

Número de alunos
12

Educadores
Luciane Cansi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Esta metodologia de Projeto proporciona ao aluno pensar o seu entorno, desenvolvendo a observação, melhor compreensão do seu espaço e suas habilidades e competências. O resultado é aprendizagem.
Sonia Janice Puhl Henn | Professor(a)