Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Saudável e Feliz Eu aprendi que comer alimentos saudáveis é muito importante para a nossa saúde.
Aprendi que não devermos comer doces todos os dias, por que faz mal a nossa alimentação.
Julia e Anderson | aluno(a)
Expedição Investigativa

Nossa Expedição Investigativa foi no Instituto Federal, onde fomos recepcionados pela Leomara que mostrou os setores que criam animais como vacas, terneirinhos, aviário, pavão e até as hortas e estufas onde pudemos observar a plantação de tomate, alface, cenoura, salsinha canteiros no chão, avistamos os canteiros de hidroponia. Realizamos a entrevista com a própria guia com o propósito de encontrar respostas para a pergunta exploratória, de onde vem a alimentação saudável?

Objetivos

Compreender a importância dos hábitos alimentares para a qualidade de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Roda de conversa com a nutricionista; participação dos familiares em atividades;

Articulação com o currículo

Elaboração de perguntas; pontuação; ortografia; Produção textual; acentuação; etc. Ciências: importância da alimentação; saúde;
Classificação de alimentos e origem;
Atividade física e a saúde;
Gênero textual – receita; sistema de medidas – peso, quantidade, etc, frações;
Dados; tabulação; gráfico; análise;
ordenamento; pontuação; oralidade; pesquisa quantitativa; gênero: cartilha;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a leitura coletiva de um texto, a turma realizou o processo assemblear sendo escolhido o tema do projeto, que foi: alimentos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Coqueiros

Diretor
Fabiane Pinto

Turma
3º ano

Número de alunos
16

Educadores
Jane Machado Turchiello e Professor Felipe - Educação física

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Vicente do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VICENTE DO SUL

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O projeto saudável e feliz contribuiu para que os alunos reconhecessem a importância de ingerir alimentos saudáveis, com higiene e com os cuidados para a sua própria saúde.
Identificando as preferências alimentares de cada um de forma lúdica e educativa.
Outro ponto forte do projeto foi o envolvimento da comunidade escolar com a comunidade externa, todos envolvidos com o processo educativo.
Jane Machado Turchiello | Professor(a)