Surfando na Sabedoria
“ Com as ações de arrecadações de alimentos, aprendi que devemos dividir, nem que seja pouco, mas que faz a diferença. Sobre as redes sociais aprendemos que devemos usar de forma consciente. Fizemos uma visita ao Polo Sepé Tiaraju e aprendemos como as tecnologias funcionam, sobre as aulas a distancia, em que os alunos não precisam se deslocar para outras cidades para fazer faculdade. Assim é mais prático.
Julia Oliveira Brito | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi organizada uma visita ao Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju para conhecer como funciona o Ensino Superior a distância, através do uso das tecnologias. Os alunos participaram de uma palestra com a Coordenadora do Polo sobre a Evolução das Tecnologias e como podem ser usadas na educação escolar.
A pergunta exploratória dos alunos foi: Como as tecnologias (internet, redes sociais) podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos em sala de aula?
Objetivos
Conhecer as diferentes maneiras de usar as mídias de forma adequada para o ensino e o cotidiano dos alunos, bem como desenvolver o pensamento crítico e reflexivo sobre questões sociais atuais com espirito de cooperação, cidadania e solidariedade. Com isso, mudar a postura do uso das mídias considerando que esta é uma importante ferramenta que deve auxiliar os jovens nas relações humanas de forma consciente, e que assim contribua na sua formação social e da sua comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Criar uma página no facebook, com o nome do Projeto: Surfando na Sabedoria.
• Uso da lousa digital nas aulas.
• Geografia, Português e Ciências: Conhecer um curso de informática da cidade, a fim de conhecer o funcionamento, os diversos tipos de cursos. Visitar os jornais online da cidade e, fazer entrevistas sobre como é o dia a dia destes jornais. Visitar ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Seminário de apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar;
• Ciências: Na disciplina de ciências produzirem vídeos informativos sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, sexualidade e prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya e a gripe H1n1.
• Português: Fazer um comparativo da língua portuguesa oficial e coloquial utilizada nas mídias. Trabalhar textos reflexivos sobre a postura da pessoa através da imagem nas mídias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos reuniram-se em sala de aula e montaram o cartaz sobre o que sabiam antes da expedição e o que gostariam de saber em relação à temática proposta na pergunta exploratória. Escolheram, também, por votação, o nome do projeto, sendo escolhido: Surfando a sabedoria.