Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Surfando na Sabedoria Com as ações de arrecadações de alimentos, aprendi que devemos dividir, nem que seja pouco, mas que faz a diferença. Sobre as redes sociais aprendemos que devemos usar de forma consciente. Fizemos uma visita ao Polo Sepé Tiaraju e aprendemos como as tecnologias funcionam, sobre as aulas a distancia, em que os alunos não precisam se deslocar para outras cidades para fazer faculdade. Assim é mais prático.
Julia Oliveira Brito | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi organizada uma visita ao Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju para conhecer como funciona o Ensino Superior a distância, através do uso das tecnologias. Os alunos participaram de uma palestra com a Coordenadora do Polo sobre a Evolução das Tecnologias e como podem ser usadas na educação escolar.
A pergunta exploratória dos alunos foi: Como as tecnologias (internet, redes sociais) podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos em sala de aula?

Objetivos

Conhecer as diferentes maneiras de usar as mídias de forma adequada para o ensino e o cotidiano dos alunos, bem como desenvolver o pensamento crítico e reflexivo sobre questões sociais atuais com espirito de cooperação, cidadania e solidariedade. Com isso, mudar a postura do uso das mídias considerando que esta é uma importante ferramenta que deve auxiliar os jovens nas relações humanas de forma consciente, e que assim contribua na sua formação social e da sua comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Criar uma página no facebook, com o nome do Projeto: Surfando na Sabedoria.
• Uso da lousa digital nas aulas.
• Geografia, Português e Ciências: Conhecer um curso de informática da cidade, a fim de conhecer o funcionamento, os diversos tipos de cursos. Visitar os jornais online da cidade e, fazer entrevistas sobre como é o dia a dia destes jornais. Visitar ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Seminário de apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar;
• Ciências: Na disciplina de ciências produzirem vídeos informativos sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, sexualidade e prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya e a gripe H1n1.
• Português: Fazer um comparativo da língua portuguesa oficial e coloquial utilizada nas mídias. Trabalhar textos reflexivos sobre a postura da pessoa através da imagem nas mídias.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, os alunos reuniram-se em sala de aula e montaram o cartaz sobre o que sabiam antes da expedição e o que gostariam de saber em relação à temática proposta na pergunta exploratória. Escolheram, também, por votação, o nome do projeto, sendo escolhido: Surfando a sabedoria.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
8º Ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Durante o projeto, os alunos começaram a divulgar seus trabalhos, suas pesquisas, fizeram uso de blogs onde tinham conteúdos de testes e trabalhos/provas, bem como assistiram filmes que alertam para a importância de quem usa as redes sociais, saber manter a sua privacidade nessas relações. Os alunos aproveitaram o blog para divulgar os eventos promovidos pela escola, o que facilitou a informação e também a socialização entre todas as pessoas do bairro.
Priscila Pereira Machado, Inajara Vieira da Silva e Andreia Aparecida Santos Luiz | Professor(a)