Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos cantar...
Expedição Investigativa

Considerando a faixa etária das crianças, foi realizado um questionário para coleta de dados.
Também utilizou-se a sala de multimídia, como espaço para ser explorado, com diferentes objetos e recursos.

Objetivos

Apresentar novas cantigas e parlendas instigando a sua curiosidade, desenvolvendo sua expressão oral e corporal e ampliando seu vocabulário.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças, famílias, colegas de diferente faixa etária que freqüentam a escola.

Articulação com o currículo

Motor:
Coordenação ampla e fina;
Equilíbrio;
Ritmo.
Linguagem e comunicação:
Vocabulário – ampliação;
Pronúncia correta das palavras;
Identificação de personagens;
Tom de voz.
Cognitivo:
Memória auditiva e visual;
Memorização de cantigas;
Imitação;
Seqüência.
Sócio – afetivo:
Saber dividir e compartilhar;
Cuidar;
Eu e o outro;
Limites – compreender o ‘Não’.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As crianças gostam de assistir a vídeos da Galinha Pintadinha e do Patati-Patatá, rodas cantadas e outras cantigas, sendo assim surgiu os questionamentos para as famílias:
Conhecem cantigas e parlendas?
Cantam com os filhos?

Ficha Técnica
Escola
EMEI Mundo da Criança

Diretor
Aline Pasinato Grahl

Turma
Berçario 2

Número de alunos
17

Educadores
Claudimar Luiza Ghellioni Borges, Maria Elisabeta da Silva, Marisa Guedes, Lidiane Goecks

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Ulbra - Carazinho
"Percebi que as crianças gostam de cantigas, durante o processo de adaptação, observou-se que as mesmas acalmavam-se e interagiam com as educadoras quando ouviam cantigas diversas."
Claudimar Luiza Ghellioni Borges | Professor(a)