Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As Estações do Ano e o Meio Ambiente “ Este projeto nos ajudou a entender melhor as estações do ano e valorizar o meio ambiente. Também aprendemos que todas as estações do ano têm sua beleza e valor.”
Lara Bacon | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após sondagem e delimitação do espaço, surgiram vários questionamentos e observações sobre os frutos da época, as paisagens , animais e vegetais. Diante dessa curiosidade unânime da turma, o Projeto começa a ter mais significado, bem como uma parceria e interesse maior de trabalhar em conjunto por parte de todos.


Objetivos

Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto terá a participação dos alunos do 2º Ano e suas respectivas famílias, visita à Floricultura Los Manos, conversa com a professora do Laboratório de Ciências.

Articulação com o currículo

*Leitura de gravuras, versinhos, histórias, produção textual, caixa de música ,recortes de revistas ,texto coletivo ,reportagens de jornal, chuva de ideias, poesia, tirinhas,histórias matemáticas, desafios, gráfico da estação preferida , bingo das frutas, figuras geométricas, trabalho sobre hábitos e atitudes, oração sugerida pelas famílias, corrida das frutas, pular corda, ginástica historiada ( relacionar com as estações do ano), esconde- esconde entre as árvores, dobraduras, maquetes e painéis, exposição dos trabalhos realizados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema aconteceu de uma forma natural, num dia em que a temperatura mudou bruscamente, passando do calor para um frio inesperado. Os alunos questionaram, tentaram entender e definiram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
EEEM Dionísio Lothário Chassot

Diretor
Melita Inês Gatto

Turma
2

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
ULBRA Carazinho
“A realização deste projeto proporcionou novas aprendizagens e a conscientização de que a transformação na natureza vem interferindo nas mudanças climáticas e consequentemente altera as estações do ano, portanto é preciso que nossas crianças desvendem o mundo e estejam conscientes da importância da natureza para nossas vidas.”
Ana Maria Visotto Bulle | Professor(a)