As Estações do Ano e o Meio Ambiente
“ “ Este projeto nos ajudou a entender melhor as estações do ano e valorizar o meio ambiente. Também aprendemos que todas as estações do ano têm sua beleza e valor.”
Lara Bacon | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após sondagem e delimitação do espaço, surgiram vários questionamentos e observações sobre os frutos da época, as paisagens , animais e vegetais. Diante dessa curiosidade unânime da turma, o Projeto começa a ter mais significado, bem como uma parceria e interesse maior de trabalhar em conjunto por parte de todos.
Objetivos
Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto terá a participação dos alunos do 2º Ano e suas respectivas famílias, visita à Floricultura Los Manos, conversa com a professora do Laboratório de Ciências.
Articulação com o currículo
*Leitura de gravuras, versinhos, histórias, produção textual, caixa de música ,recortes de revistas ,texto coletivo ,reportagens de jornal, chuva de ideias, poesia, tirinhas,histórias matemáticas, desafios, gráfico da estação preferida , bingo das frutas, figuras geométricas, trabalho sobre hábitos e atitudes, oração sugerida pelas famílias, corrida das frutas, pular corda, ginástica historiada ( relacionar com as estações do ano), esconde- esconde entre as árvores, dobraduras, maquetes e painéis, exposição dos trabalhos realizados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema aconteceu de uma forma natural, num dia em que a temperatura mudou bruscamente, passando do calor para um frio inesperado. Os alunos questionaram, tentaram entender e definiram o tema do projeto.