Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS EU ESTOU APRENDENDO VÁRIOS TIPOS DE BRINCADEIRAS, A QUE MAIS ME IDENTIFIQUEI FOI A DE ROUBA-BANDEIRA, NESSA BRINCADEIRA O QUE MAIS GOSTEI É QUE NELA POSSO BRINCAR A QUALQUER HORA E LUGAR E TAMBÉM GOSTEI DA PARTE DE CRIAR FORMA PARA ESQUIVAR DO MEU OPONENTE PARA PEGAR A BANDEIRA, TENDO VELOCIDADE E AGILIDADE.
GRAZIELLE COSTA | aluno(a)
A GRAZIELLE TEM DEMONSTRADO ESTAR GOSTANDO DAS AULAS ENVOLVENDO AS BRINCADEIRAS, ISSO É NOTÁVEL QUANDO A MESMA RELATA SUAS ATIVIDADES DURANTE AS AULAS EM QUE VIVENCIOU BRINCADEIRAS QUE HOJE EM DIA "GURIZADA" QUASE NÃO PRATICA.
RONEY RAMON | responsável
Expedição Investigativa

Partimos de um vídeo, antes de assistir conversamos e apresentamos a pergunta exploratória: O que sabemos sobre os jogos e brincadeiras? Em roda de conversa pedimos para os alunos contar, desenhar e falar sobre o que viram e que mais chamou atenção no vídeo e registramos, após esta conversa foram instigados a pesquisar com seus pais sobre as brincadeiras que eles brincavam na infância, com os dados que as crianças trouxeram montamos slides.

Objetivos

 Propor uma mudança na estrutura das aulas. "Em vez de focar só esportes, explorar os termos movimento, saúde e qualidade de vida promovendo vivências corporais, a partir de movimentos básicos visando conhecimento do corpo e experiências de requisitos psicomotores, na perspectiva de utilizá-los de forma consciente no contexto espaço temporal.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos

Articulação com o currículo

Treinamento e condicionamento físicos.Conceitos de atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida: Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam. Participar de um programa de exercícios físicos, jogos e brincadeiras.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Com expedição investigativa chegamos a alguns temas como: brincadeiras, música, jogos, exercícios físicos. Por meio de votação escolhemos o tema jogos e Brincadeiras antigas e logo em seguida a escolha do nome que sugeridos também foi: jogos e Brincadeiras antigas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JÚLIO PRAXEDE DUARTE

Diretor
ENIL DE ARAÚJO PINOTE

Turma
1º ao 5º Ano

Número de alunos
145

Educadores
JANAÍNA DOMINGUES DA SILVA, HEROÍNA DA SILVA ABRANTES

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
A INTENÇÃO DESTE PROJETO É RESGATAR ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE MOTIVAM AS CRIANÇAS NO ATO DE BRINCAR, DE CRIAR, E SE DESCOBRIR, ISSO VEM ACONTECENDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E NAS RECREAÇÕES ONDE ESTÃO APRENDENDO E GOSTANDO DAS BRINCADEIRAS.
JANAÍNA E HEROÍNA | Professor(a)