Solos e suas riquezas
“ Eu gostei do projeto, pois foram aulas relaxantes, lidamos com a terra, plantas, pedras, areia, argilas. E pudemos ver os vários tipos de solo, agradeço o projeto.
Alan Rodrigo Américo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Assim como no planeta, em um terrário existem seres vivos e não vivos, e para que todos possam cumprir a função, e conseguirem sobreviver, é necessário encontrar o ponto exato de equilíbrio ecológico. As atividades foram realizadas em um recipiente transparente de vidro com pedras de vários tamanhos e cores, cascas de pinus, carvão, terra e plantas que permitem observar os diferentes tipos de solo.
Objetivos
Proporcionar um contato direto dos alunos com elementos da natureza, pequenos seres vivos e plantas, estimulando que estes observem a interação entre as espécies animais e vegetais, o solo e a água.
Comunidade de Aprendizagem
Foram feitas solicitações para os pais de doação de mudas para a realização do trabalho, os recipientes de vidro também foram solicitados a comunidade. Em sala de aula os alunos assistiram vídeos explicativos com relação ao tema, viram fotos de vários tipos de terrários e foram lidos textos explicativos referentes ao solo, plantas e ecossistema.
Articulação com o currículo
Matemática: quantidade, unidade de medida em gramas.
Língua Portuguesa: textos explicativos e conceitos.
Ciências: ecossistema.
História: origem do terrário.
Geografia: tipos de solo.