Olimpíada e paraolimpíadas: Um sonho possível
Expedição Investigativa
Boa pergunta:
1-O que você sabe sobre as olimpíadas?
2-Você conhece alguma modalidade esportiva? Qual?
3-Em seu município existe alguma modalidade esportiva? Quais? Você participa de alguma?
Etapas:
1- Leitura Dinâmica de textos sobre olimpíadas e paraolimpíadas.
2- Socialização em sala de aula.
Objetivos
Conhecer, vivenciar e desenvolver um olhar crítico sobre o esporte e a cultura das Olimpíadas e das paraolimpíadas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e funcionários
Articulação com o currículo
"Esportes Olímpicos":Educação Física- Pesquisa; Artes- Cartazes com recortes de jornais e revistas com base na pesquisa. "Vivenciando a paraolimpíada":Educação Física: atividades paraolímpicas; História- Acompanhar e resgate histórico;"Pesquisa sobre Mascotes das Olimpíadas e suas cidades sedes": Artes- Produção dos cartazes; Pesquisa sobre Olimpíada no Brasil: Origem e desafios": História- Trabalhar a origem das olimpíadas na Grécia Antiga; Português- Pontos positivos e negativos das olimpíadas e debates;Geografia- Identificar os investimentos realizados para a Olimpíada do Rio de Janeiro e mesa redonda; Matemática- Gráficos sobre os investimentos;"Debate sobre manifestações políticas no mundo":História- Textos sobre as manifestações políticas nas olimpíadas (Berlim – 1936, Munique – 1972);Geografia- Diferentes espaços e suas peculiaridades;