Jogoteca da Pré-Escola
“ Achei os jogos muito legais, brinquei junto com meu pai, meu amigo e meu irmão. É muito bom brincar de trocar, porque sempre tem um jogo diferente em casa.
Yasmim Resende de Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A pergunta exploratória que norteou a expedição foi: Que jogo quero aprender? Em uma reunião onde houve a participação dos pais e alunos à noite no salão Poty Medeiros. Onde os pais e crianças descreveram o que queriam, logo após a professora distribuiu jogos que existem na sala de aula para juntos as crianças e os pais montassem. Estes jogos foram doados por alunos maiores. Na expedição os pais sentiram a necessidade de uma Jogoteca onde as crianças aproveitariam mais os jogos.
Objetivos
Proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar vários tipos de jogos e brincadeira em companhia dos pais e familiares.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, alunos e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Cuidado com os materiais e com trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo;
• Manipulação de materiais e objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;
• Participação em jogos e brincadeiras;
• Folclore;
• Imaginação;
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi possível observar após a expedição investigativa que há uma necessidade de criar uma jogoteca, para o pré 1, dando sequência a aprendizagem e poder explorar cada vez mais a ludicidade e aprendizagens através dos jogos.