Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Crotalária x Dengue
Expedição Investigativa

A partir do número de notificações de casos de Dengue, um aluno trouxe para escola sementes de Crotalária, informando aos colegas que a planta é usada para atrair o predador natural do mosquito transmissor da Dengue. A partir daí os alunos foram sensibilizados sobre o papel importante que cada um possui nessa causa.

Objetivos

Incentivar o uso de medidas alternativas de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Comunidade de Aprendizagem

Participação de pai de aluno, explicando para toda a turma, a utilidade da Crotalária no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Explicou ainda como cultivar a semente. Também, houve auxilio do responsável pelo Horto Municipal que preparou e disponibilizou solo fértil para o plantio de sementes de Crotalária. Outra atividade será a entrega de saquinhos de sementes de Crotalária para toda a comunidade escolar, com cartilhas explicativas sobre a mesma.

Articulação com o currículo

Eixo Conhecimento do Ambiente Físico, Social e Cultural: Espaço que a criança se desenvolve, elementos, condições e relações que esse espaço inclui; desenvolvimento das plantas e a influência da natureza em nossa vida, classificação do lixo. Eixo Intercomunicação e Linguagem: Produção de textos, textura, colagem, dobradura, Música. Eixo Identidade e Autonomia: Saúde - cuidado de si mesmo e do ambiente, prevenção de doença.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista

Turma
Pré-escolar II B

Número de alunos
18

Educadores
Daniela Bernardon Back e Aparecida Werlang

Estado
Paraná

Município
Serranópolis do Iguaçu

Cooperativa
SICREDI VANGUARDA PR/SP/RJ

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERRANOPOLIS DO IGUACU

Apoiadores
Secretária de Educação e Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

“Inicialmente as aulas sobre a Dengue tinham como objetivo conscientizar os alunos seguindo o planejamento, no entanto, a sensibilização de um aluno e o incentivo do seu pai, foi uma alavanca para o projeto, que despertou interesse nos professores e nos demais alunos, pois poucos conheciam a utilização da Crotalária, sinto-me satisfeita em usar uma ferramenta importantíssima que é a educação, para ajudar no combate epidêmico dessa doença.”