Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Projeto Estouro Eu estou gostando das experiências porque têm muitas coisas legais, eu brinquei com várias “coisas” diferentes, o que eu mais gostei foi a da chuva. E também estou gostando porque é muito bom estudar e aprender coisas novas.
Manuella Alberto | aluno(a)
Como mãe do Gregório, percebo que ele adora a escola, pois chega em casa e conta todas as atividades que foram feitas no dia, querendo fazer em casa para mostrar. Então percebo que este projeto está sendo bastante significativo para seu desenvolvimento.
Mãe do Gregório | responsável
Expedição Investigativa

Será que a turma do Pré A consegue realizar mágicas, experiências, explosões? Vocês sabiam que existe um lugar onde se faz e realizam-se muitas experiências? A expedição investigativa, que teve como território o laboratório de ciências da E. E. de E. Básica Dom Antônio Reis, de Faxinal do Soturno. Foi assim, com muita curiosidade a primeira visita ao laboratório de ciências, onde puderam visualizar como é organizado um espaço de experiências e de exploração de diversos materiais.

Objetivos

Oportunizar momentos onde as crianças possam satisfazer suas curiosidades, através da exploração dos elementos da natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professores, alunos e funcionários.

Articulação com o currículo

Técnicas variadas: Experiência com Ovo e Vinagre; Experiência afunda e não afunda: visita ao laboratório de Ciências;
Conhecer diferentes ambientes, pesquisa de campo sobre os insetos;
Diferentes texturas e materiais: Montar um esqueleto com gravetos, pintar um esqueleto de nanquim, pinturas (explorando diversos materiais);
Valores e cuidados com as pessoas e objetos: Criar mascote da turma: Mascote em forma de esqueleto;
Hábitos de higiene: Produção de sabonete, visita Emater (fazer sabão) para pesquisar sobre sabonete, experiência com vela ou giz branco, experiências com texturas, Cartaz com raspas de giz;
Identidade e autonomia: visita orientada na Farmácia de manipulação; Pintura com canudinhos, Balão foguete, Cores, formas, espessuras, Magia colorida (experiência com leite e corante);
Conhecer diferentes ambientes: Visita ao estabelecimento senhor Mateus (remédios) Fitoterápicos, Experiência com vulcão, Leitura de diversos gêneros textuais, Manuseio de livros.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, foi realizada na sala de aula uma roda de conversa a fim de verificar o que as crianças aprenderam durante o processo investigativo no o Laboratório de Experiências. A partir da Pergunta Exploratória, os alunos juntamente com a professora conversaram sobre quais experiências podem ser realizadas no ambiente escolar para que as crianças aprendam e se desenvolvam. O nome do projeto foi escolhido de forma democrática por meio de sugestões dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-flor

Diretor
Lisandra Locatelli Pereira

Turma
Pré-escola A (tarde)

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A proposta de trabalhar com experiências na pré-escola está sendo muito significativa, pois na prática as crianças podem trabalhar com diferentes materiais. Neste contato com diferentes materiais pude observar o interesse e a curiosidade das crianças em descobrir como, por exemplo, porque um objeto pequeno como os clips afunda e uma bola duas vezes o tamanho não afunda.
Jussane Coradini | Professor(a)