Projeto Estouro
“ Eu estou gostando das experiências porque têm muitas coisas legais, eu brinquei com várias “coisas” diferentes, o que eu mais gostei foi a da chuva. E também estou gostando porque é muito bom estudar e aprender coisas novas.
Manuella Alberto | aluno(a)
“ Como mãe do Gregório, percebo que ele adora a escola, pois chega em casa e conta todas as atividades que foram feitas no dia, querendo fazer em casa para mostrar. Então percebo que este projeto está sendo bastante significativo para seu desenvolvimento.
Mãe do Gregório | responsável
Expedição Investigativa
Será que a turma do Pré A consegue realizar mágicas, experiências, explosões? Vocês sabiam que existe um lugar onde se faz e realizam-se muitas experiências? A expedição investigativa, que teve como território o laboratório de ciências da E. E. de E. Básica Dom Antônio Reis, de Faxinal do Soturno. Foi assim, com muita curiosidade a primeira visita ao laboratório de ciências, onde puderam visualizar como é organizado um espaço de experiências e de exploração de diversos materiais.
Objetivos
Oportunizar momentos onde as crianças possam satisfazer suas curiosidades, através da exploração dos elementos da natureza.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professores, alunos e funcionários.
Articulação com o currículo
Técnicas variadas: Experiência com Ovo e Vinagre; Experiência afunda e não afunda: visita ao laboratório de Ciências;
Conhecer diferentes ambientes, pesquisa de campo sobre os insetos;
Diferentes texturas e materiais: Montar um esqueleto com gravetos, pintar um esqueleto de nanquim, pinturas (explorando diversos materiais);
Valores e cuidados com as pessoas e objetos: Criar mascote da turma: Mascote em forma de esqueleto;
Hábitos de higiene: Produção de sabonete, visita Emater (fazer sabão) para pesquisar sobre sabonete, experiência com vela ou giz branco, experiências com texturas, Cartaz com raspas de giz;
Identidade e autonomia: visita orientada na Farmácia de manipulação; Pintura com canudinhos, Balão foguete, Cores, formas, espessuras, Magia colorida (experiência com leite e corante);
Conhecer diferentes ambientes: Visita ao estabelecimento senhor Mateus (remédios) Fitoterápicos, Experiência com vulcão, Leitura de diversos gêneros textuais, Manuseio de livros.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, foi realizada na sala de aula uma roda de conversa a fim de verificar o que as crianças aprenderam durante o processo investigativo no o Laboratório de Experiências. A partir da Pergunta Exploratória, os alunos juntamente com a professora conversaram sobre quais experiências podem ser realizadas no ambiente escolar para que as crianças aprendam e se desenvolvam. O nome do projeto foi escolhido de forma democrática por meio de sugestões dos alunos.