Quem lê é feliz
“ O projeto foi legal; aprendemos coisas novas, as aulas eram divertidas; teve teatros, fantoches e muita leitura. Fomos na casa das pessoas ler algumas histórias. Aprendi que ler é muito bom e por isso sou feliz.
Marciele dos Santos da Cruz | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através da pergunta exploratória: Que histórias eu conheço? Os alunos realizaram a expedição investigativa na biblioteca da escola, onde exploraram o espaço, percebendo sua importância e função na escola, bem como manusearam livros, revistas, jornais, etc, registrando de forma escrita nomes de livros que mais gostam.
Objetivos
Trabalhar condutas e valores humanos através dos clássicos infantis, estabelecendo relação entre os contos e a vida social, bem como despertar o interesse pela leitura, promovendo assim o desenvolvimento da escrita e criatividade junto às famílias.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Artes/português:
- Contação de histórias;
- Vídeos;
- Músicas;
- Dramatização/teatro;
- Varal de histórias;
- Produção textual;
- Confecção de fantoches/marionetes;
- Banner para expor o trabalho na feira do Livro da escola em outubro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos após a expedição investigativa reuniram-se na sala de aula, em rodinha, para relatarem o que viram o que lhes chamou mais a atenção, que tipo de leitura eles preferem e de que forma a leitura pode ajudá-los na sua alfabetização; ficando evidente que eles adoram ler, embora alguns ainda por imagens e que os Clássicos Infantis são suas preferências por instigarem um mundo de fantasias e imaginação.