Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo a tabuada Estou aprendendo a pesquisar, saber mais sobre a tabuada. Também aprendemos a montar e colocar em prática um projeto, administrar o tempo e até as atividades. Sinto-me orgulhosa em fazer parte desse projeto!
Ana Cecília Rosa Leão de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos e a professora se deslocaram da escola em direção ao calçadão da cidade, onde há vários comércios, com a pergunta exploratória: É importante conhecer a tabuada? Por quê?
Chegando no local os alunos divididos em grupos fizeram as perguntas pré-estabelecidas aos funcionários, empresários e clientes dos estabelecimentos comerciais. Os alunos levaram binóculos, óculos e até mesmo uma lanterna, enquanto uns perguntavam, outros anotaram as respostas em uma caderneta.

Objetivos

Estimular os alunos a reconhecerem a importância da matemática no seu cotidiano, de conhecer e estudar a tabuada, para que possam realizar cálculos mentais, e resolver situações do seu dia a dia.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

- Matemática (tabuada), Português (gêneros textuais) : Hora do cinema para introdução a tabuada, registrar através de textos a história do filme, explorar histórias matemáticas;
- Português (pesquisa e escrita): Pesquisar como foi inventada a tabuada, cada grupo expor sua pesquisa, fazer o registro criando um texto;
- Matemática (tabuada), Ciências, Artes: Confeccionar um Ábaco, confeccionar um Jogo matemático com a família;
- Português (pesquisa e escrita): pesquisar porque é usado o sinal X na multiplicação, cada grupo expor sua pesquisa, fazer o registro criando um texto;
- Artes: Sacola de Jogos para troca dos jogos confeccionados;
- Português, Matemática: Criar um livro da turma com historinhas matemáticas criadas pelos alunos, pesquisa na comunidade (comércio) sobre a importância em estudar a tabuada.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a investigação os alunos voltaram à sala de aula para discutirem o resultado da expedição investigativa, fazer trocas e debates e em grupo escolheram o nome do projeto e também registraram através de cartazes o que aprenderam e o que ainda querem saber. Após a confecção dos cartazes, os mesmos foram expostos na sala.

Ficha Técnica
Escola
INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA AUGUSTA MARIA DE LIMA MARQUES

Diretor
Janice Marques Alves

Turma
3º ano – turma 31

Número de alunos
22

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A participação dos alunos tem sido importantíssima, compreender e participar ativamente das atividades propostas tem sido valioso para eles, pois, atualmente, entrar em cursos ou formações, tem que saber elaborar projetos e participar deles, essa vivência está sendo valiosa para todos os alunos.
Andriele Oliveira de Freitas | Professor(a)