Descobrindo a tabuada
“ Estou aprendendo a pesquisar, saber mais sobre a tabuada. Também aprendemos a montar e colocar em prática um projeto, administrar o tempo e até as atividades. Sinto-me orgulhosa em fazer parte desse projeto!
Ana Cecília Rosa Leão de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos e a professora se deslocaram da escola em direção ao calçadão da cidade, onde há vários comércios, com a pergunta exploratória: É importante conhecer a tabuada? Por quê?
Chegando no local os alunos divididos em grupos fizeram as perguntas pré-estabelecidas aos funcionários, empresários e clientes dos estabelecimentos comerciais. Os alunos levaram binóculos, óculos e até mesmo uma lanterna, enquanto uns perguntavam, outros anotaram as respostas em uma caderneta.
Objetivos
Estimular os alunos a reconhecerem a importância da matemática no seu cotidiano, de conhecer e estudar a tabuada, para que possam realizar cálculos mentais, e resolver situações do seu dia a dia.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
- Matemática (tabuada), Português (gêneros textuais) : Hora do cinema para introdução a tabuada, registrar através de textos a história do filme, explorar histórias matemáticas;
- Português (pesquisa e escrita): Pesquisar como foi inventada a tabuada, cada grupo expor sua pesquisa, fazer o registro criando um texto;
- Matemática (tabuada), Ciências, Artes: Confeccionar um Ábaco, confeccionar um Jogo matemático com a família;
- Português (pesquisa e escrita): pesquisar porque é usado o sinal X na multiplicação, cada grupo expor sua pesquisa, fazer o registro criando um texto;
- Artes: Sacola de Jogos para troca dos jogos confeccionados;
- Português, Matemática: Criar um livro da turma com historinhas matemáticas criadas pelos alunos, pesquisa na comunidade (comércio) sobre a importância em estudar a tabuada.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a investigação os alunos voltaram à sala de aula para discutirem o resultado da expedição investigativa, fazer trocas e debates e em grupo escolheram o nome do projeto e também registraram através de cartazes o que aprenderam e o que ainda querem saber. Após a confecção dos cartazes, os mesmos foram expostos na sala.