Comer bem, para viver melhor
“ Aprendi como me alimentar melhor, saber identificar quais os alimentos são saudáveis e os que não acrescentam nada no meu organismo. Em casa já estou comendo mais frutas, verduras, legumes e tomando mais água, que eu não tomava.
Bruno Xavier | aluno(a)
Expedição Investigativa
Quais alimentos que são: saudáveis e não saudáveis encontrados no supermercado?
Fomos recebidos pelo gerente do supermercado o mesmo nos acolheu dizendo que poderíamos percorrer pelos corredores do mercado observando tudo com atenção. Os alunos levaram binóculos, óculos e lupas. No primeiro momento deteram-se apenas em observar a variedade de produtos que havia no local.
Objetivos
Promover situações de estudo e atividades que proporcionem aos alunos a conscientização sobre uma alimentação saudável, de modo que os alunos possam fazer escolhas saudáveis quanto à alimentação, saúde e qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Português, Produção Textual: Cartaz: Por que comer?
Ciências: Alimentação, Construção da Pirâmide Alimentar;
Matemática: Gráfico, Artes: Gráfico sobre as Frutas – preferências da turma;
Matemática, Estatística: Pesquisa com a turma sobre a alimentação diária, gráficos, diet e light e suas diferenças, Alimentação saudável.
Cooperação, Valores: Coleta de alimentos saudáveis e doação para a Fazenda Reconquistar, Visita para entregar as doações;
Português, Matemática: Visita Orientada em outro Mercado para descobrir sobre as marcas, produtos, distribuição dos produtos, Entrevistas com funcionários, Relatório Coletivo sobre a visita;
Português, Produção receitas, Confecção caderninho de receitas alternativas;
Ciências: Momento Gourmet feito com receitas alternativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição a professora realizou vários questionamentos aos alunos e surgiram muitas observações importantes, tais como: Por que no início de cada corredor há demonstrações de refrigerantes? E como pode ter leite vencido no supermercado? Os alunos além de observar sobre a qualidade da alimentação, também conseguiram observar sobre os preços dos produtos. Neste momento foi escolhido o nome do projeto por meio de votação.