Classificação: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Comer bem, para viver melhor Aprendi como me alimentar melhor, saber identificar quais os alimentos são saudáveis e os que não acrescentam nada no meu organismo. Em casa já estou comendo mais frutas, verduras, legumes e tomando mais água, que eu não tomava.
Bruno Xavier | aluno(a)
Expedição Investigativa

Quais alimentos que são: saudáveis e não saudáveis encontrados no supermercado?
Fomos recebidos pelo gerente do supermercado o mesmo nos acolheu dizendo que poderíamos percorrer pelos corredores do mercado observando tudo com atenção. Os alunos levaram binóculos, óculos e lupas. No primeiro momento deteram-se apenas em observar a variedade de produtos que havia no local.

Objetivos

Promover situações de estudo e atividades que proporcionem aos alunos a conscientização sobre uma alimentação saudável, de modo que os alunos possam fazer escolhas saudáveis quanto à alimentação, saúde e qualidade de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Português, Produção Textual: Cartaz: Por que comer?
Ciências: Alimentação, Construção da Pirâmide Alimentar;
Matemática: Gráfico, Artes: Gráfico sobre as Frutas – preferências da turma;
Matemática, Estatística: Pesquisa com a turma sobre a alimentação diária, gráficos, diet e light e suas diferenças, Alimentação saudável.
Cooperação, Valores: Coleta de alimentos saudáveis e doação para a Fazenda Reconquistar, Visita para entregar as doações;
Português, Matemática: Visita Orientada em outro Mercado para descobrir sobre as marcas, produtos, distribuição dos produtos, Entrevistas com funcionários, Relatório Coletivo sobre a visita;
Português, Produção receitas, Confecção caderninho de receitas alternativas;
Ciências: Momento Gourmet feito com receitas alternativas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar da expedição a professora realizou vários questionamentos aos alunos e surgiram muitas observações importantes, tais como: Por que no início de cada corredor há demonstrações de refrigerantes? E como pode ter leite vencido no supermercado? Os alunos além de observar sobre a qualidade da alimentação, também conseguiram observar sobre os preços dos produtos. Neste momento foi escolhido o nome do projeto por meio de votação.

Ficha Técnica
Escola
INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA AUGUSTA MARIA DE LIMA MARQUES

Diretor
Janice Marques Alves

Turma
3 ano - Turma 30

Número de alunos
22

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A maior relevância do projeto tem sido a sensibilização da comunidade escolar para a adaptação de uma alimentação saudável, tanto no lanche que os alunos trazem de casa, como no preparo dos alimentos nas suas residências. A compreensão dos alunos e pais da importância dos bons hábitos alimentares para uma boa qualidade de vida, estimulou uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, como se comportar em um trabalho de grupo.
Maria Algemira Veloso Teixeira | Professor(a)